FICHAMENTO - "MELO, Joaquim José Pereira. Fontes e métodos: sua importância na descoberta das heranças educacionais" e "• SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação"
Por: Carlos A. Maia Junior • 12/12/2019 • Bibliografia • 302 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
FICHAMENTO
Referência(s):
- MELO, Joaquim José Pereira. Fontes e métodos: sua importância na descoberta das heranças educacionais. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (Orgs). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: Ed.UFGD, 2010.
- SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. HISTORBR Online. Campinas, n.especial, p.28-35. 2006.
Os textos trabalham conceito de fonte e as numerações assistências nelas de forma a mostrar que ela é ao que dá origem a uma história, como próprio nome já diz ela é fonte, é base onde se apoia a história. A história é uma produção da vida humana relação com a sociedade construída de forma intencional ou não, assim ao ser relatada e documentada, pode, torna-se um meio de difusão do conhecimento, que permite relembrar fatos importâncias através dessa ferramenta. Por muito tempo, no meio histórico, somente eram reconhecidas as fontes das sociedades letras, pois permite a o registro da mesma, porém ao observarmos sociedades mais antigas ou até mesmo nossos índios podemos observar a perpetuação de sua história através da oralidade. Logo quem determina o tipo de fonte a ser utilizada é o pesquisador, pois todo recurso capaz contar uma história pode ser considerado fonte, como qualquer meio oral, através de relatos e histórias passadas de geração a geração, músicas, objetos como armas, ferramentas, instrumentos musicais e até meios iconográficos como fotos pinturas e esculturas, que permitem ao pesquisador através de vários recortes ampliação do conhecimento permitindo assim a compreensão do passado tornando-o mais próximo de sua realidade. Mas devemos lembrar que o conhecimento formado através das fontes históricas difere da realidade pois ele é apenas uma representação realidade que existiu, sob determinado ponto de vista. Mas é uma memória que deve ser preservada tanto por questão histórica, como de formação social, crítica e reflexiva
...