O Filme aos Treze
Por: Jaqueline Hartkopf • 11/9/2017 • Resenha • 826 Palavras (4 Páginas) • 683 Visualizações
ANÁLISE – AOS TREZE
O filme retrata a vida de uma garota (Tracy), que vive com sua mãe que tem um salão de beleza em casa e as duas possuem uma vida de classe média, sem luxo. Tracy, uma menina dedica aos estudos, com notas boas, seduzida por literatura e que escrevia ótimos poemas, se aproxima de Evie, uma aluna popular. A partir deste momento Tracy quer a vida Evie e deseja fazer parte de seu grupo realiza compra de roupas novas para que possa ser aceita e “bem vista” pelo grupo), uma característica normal dos adolescentes, uma vez que os mesmo estão à procura de uma identidade.
Nesta busca de identidade, o adolescente recorre às situações que se apresentam como mais favoráveis no momento. Uma delas é a da uniformidade, que proporciona segurança e estima pessoal. Ocorre aqui o processo de dupla identificação em massa, onde todos se identificam com cada um, e que explica, pelo menos em parte, o processo grupal do qual participa o adolescente [...] ABERASTURY E KNOBEL (1981) (p. 32)
Tracy, passa a ser aceita pelo grupo, quando rouba a carteira de uma mulher que estava sentado ao seu lado conversando por um telefone celular. As meninas do grupo de Evie e Tracy gastam todo o dinheiro que havia dentro da carteira com roupas e sapatos. Depois deste acontecimento Tracy muda seu comportamento por completo deixando de lado suas antigas amigas e começa a experimentar coisas como, drogas, álcool e festas.
O período de puberdade ou adolescência é marcado por mudanças motoras e físicas, onde a pessoa que antes era denominada criança adquire corpo de “adulto”. O pensamento e formas de agir são alterados nesta época e o adolescente acaba agindo de forma ambivalente com pais e amigos.
A puberdade ou adolescência é considerada o momento crucial do desenvolvimento do indivíduo, pois marca não apenas a aquisição da imagem corporal definitiva como também a estruturação final da personalidade. [...] A puberdade (do latim pubertate – sinal de pelos, barba, penugem) caracteriza-se pelas modificações biológicas dessa faixa etária e a adolescência (do latim adolescere – crescer) pelas transformações psicossociais que a acompanham. (Osório, 1992)
Notamos que Tracy começa a desenvolver sua sexualidade, onde mantém sua primeira relação sexual e logo após começa em uma relação de bissexualidade com sua amiga Evie, que é comum no período da adolescência, uma vez que os adolescentes estão desenvolvendo o interesse sexual que estará presente por toda sua vida e provar, para muitos, é a melhor forma de descobrir qual lhes agrada mais.
Em meio a trama, Tracy deixa de se dedicar aos estudos, esquece da entrega de trabalhos e por fim precisa repetir sua série, pois obteve reprovação, algo comum no período da adolescência.
"É bastante comum ocorrer nesta fase uma diminuição do interesse pela escola. O jovem está descobrindo tantas outras coisas mais interessantes [...]" (Zagury, 2003, p.66).
Fora a reprovação escolar, os atos de Tracy lhe trouxeram várias consequências e frustações, onde podemos notar ela se mutila com uma tesoura e criando cortes em seu corpo com a intenção de reduzir sua dor emocional à uma dor física.
Evie que era chamada de “amiga”, conta para a mãe de Tracy sobre todas as vezes que ela cometeu roubos, bebedeiras, relações e uso de drogas, sua tia apesar de ficar assustada com todos os acontecimentos, compreende tudo o que Tracy está passando e fica ao seu lado, até por acreditar que seria sua culpa de tudo ter acontecido, em decorrência de toda a liberdade que foi dada a Tracy.
...