O INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR PASTORAL URBANA
Por: NeyHenrique • 22/7/2021 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
PASTORAL URBANA
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1
Nome: Osvaldinei Henrique Data da entrega 24/07/2021
- Como acontece o desenvolvimento histórico da cidade?
Basicamente as cidades nascem como agrupamentos humanos, assentamentos permanentes, onde os habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que cerca o assentamento, mas passam a trabalhar em ocupações mais especializadas na cidade onde o comércio, o estoque de alimentos e o poder foram centralizados. Com o passar dos tempos a cidade passa a aglutinar grande número de pessoas e de atividades econômicas para sustentá-las. O desenvolvimento se dá de diferentes formas, cada cidade tem suas próprias características, decorrentes da sua população, do poder político e de quem e como o exerce, das atividades econômicas que desenvolve.
- O que marca uma grande cidade, quais são as suas estruturas de funcionamento?
A grande cidade é marcada pela grande concentração demográfica, pela sua extensão territorial, pela elevada quantidade de atividades econômicas desenvolvidas, pelo crescimento desordenado gerando o aparecimento das favelas. As estruturas de funcionamento podem variar de uma para outra, mas geralmente possuem um centro financeiro e econômico, onde as pessoas buscam seu sustento, um centro administrativo e político.
- Como se deu o processo de urbanização no Brasil?
O processo de urbanização no Brasil teve seu início no século XIX onde a população saiu do campo migrando para as cidades, buscando novas oportunidades, principalmente de trabalho, provocando um crescimento desordenado nas cidades, este crescimento trouxe vários problemas, como desemprego, o aparecimento de favelas, violência, invasões, etc. O Brasil deixou de ser rural no fim da década de 60 quando a população urbana chegou a 55,92%.
- Qual foi o fator fundamental para promover o início das favelas?
A revolução industrial, que retirou o povo do campo e o levou para a periferia das cidades, sem no entanto dar as condições básicas de sobrevivência. As pessoas foram se amontoando, construindo barracos sem a mínima condição, pois necessitavam de um lugar para morar.
- Cite algumas mudanças drásticas do campo para a cidade.
O cidadão vai atrás de sua sobrevivência, buscando uma condição de vida melhor com trabalho, moradia, educação e saúde. Mesmo tendo outros motivos como perda de familiares ou doença o que emerge dos discursos como eixo central é o trabalho.
...