O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS
Por: flavia28meira • 30/9/2021 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS
Flávia Renata Ferreira Alves Meira
01347136
Psicologia/3º período
Diante do cenário atual que vivemos, na pandemia do covid-19, muitas crianças desenvolveram alguns medos, dentre esses o medo de ficar doentes, de seus familiares ficarem doentes, medo de sair de casa e de ter contato com outras pessoas. Todos esses fatores precisam ser trabalhados e elaborados com essas crianças para que elas possam falar sobre as suas emoções e aprender como conviver com o medo sem que ele as paralise, e isso tem que ser feito de forma lúdica para que elas desenvolvam as competências necessárias tanto cognitivas, psicológicas e também sociais.
Trabalharemos com a “caixa do medo”, ela é uma caixa de papelão bem colorida e contendo algumas imagens que podem causar possíveis medos nas crianças, como animais, monstrinhos, etc. Antes de tirarmos as imagens da caixa iremos iniciar com a musicalização, com a música “A caixa” (o que será que tem dentro desta caixa?) do álbum “Brincando de papel”, após a musicalização então tiraremos as imagens e faremos as perguntas: O que é isso? O que você acha? Você tem medo?. Após esse momento de diálogo e musicalização, faremos a contação de histórias com a história “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, onde conta a história de uma garotinha amarela de medo. Ela tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior medo era encontrar o lobo. Ao enfrentar o lobo e passar a curtir a vida como toda criança, chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Após essas atividades vai ser entregue as crianças uma folha em branco para eles desenharem aquilo que eles tem mais medo e como eles vão conseguir acabar com esse medo.
Através dessa atividade lúdica iremos desenvolver a capacidade cognitiva das crianças em relação aos conceitos de dentro e fora, identificando relações espaciais, desenvolvendo progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, entre outros; estratégias de superação dos medos, habilidades de desenhos e pintura, desenvolver a capacidade psicológica das crianças externarem suas necessidades e medos, de falarem sobre suas emoções, compartilhar e se identificar com medos iguais aos dos colegas e também de entender que esses medos quando compartilhados podem ser superados , desenvolver a parte social quando identificamos os medos criados pela pandemia que são parecidos e assim ajudar outras crianças a conviver melhor com esses medos.
https://youtu.be/eFcu_dUJqNA (Música “A Caixa”)
https://youtu.be/SiQ5d_hhS_s (Chapeuzinho Amarelo)
...