O Milagre de Anee Sullivan
Por: Livialoures • 26/11/2017 • Relatório de pesquisa • 442 Palavras (2 Páginas) • 1.175 Visualizações
O filme relata a história de uma menina chamada Helen Keller, de sete anos, filha de proprietários de terras. Helen é cega, surda e muda, no filme mostra como as pessoas não sabem lidar com limites físicos e a realidade de um ser humano. A família de Helen a tratava como uma “inválida”, dando a ela total liberdade, com isso ela se tornou uma garota muito agressiva, pelo fato de não saber como se comunicar com o mundo, passou a controlar o comportamento de seus familiares, ela não entende como é ser educada e muito menos como escutar um não.
Não aguentando mais tanto sofrimento sua família resolve buscar ajuda e foi ai que conheceram Anne Sullivan, uma professora formada recentemente em pedagogia, muito dedicada e corajosa que apesar de usar um método diferente para educar a menina, não a tratava como uma pessoa incapaz, pois para ela que já tinha sido cega e também convivido com outros deficientes visuais, ela não via em Helen uma incapaz, seu maior desafio era explicar a menina como viver no mundo e como entende-lo, e seu maior objetivo era que todos a tratassem como uma pessoa normal.
No começo a convivência entre as duas foi um tanto conturbada, mas superou as expectativas da família de Helen, que não acreditava que Anne fosse capaz de educar a garota através da língua de sinais e do tato, mas a professora conseguiu educar Helen, lhe ensinou o alfabeto manual, onde a parti daí ela começou a se comunicar e descobrir o mundo em sua volta.
Relacionando Vygotsky ao filme: O Milagre de Anne Sullivan
Em uma cena Hellen Keller está dentro de um rio e aprende por meio de sinais, a dizer a palavra "água", não exatamente pelo ato do significado da palavra, mas sim pelo fato que a palavra tem uma história de reforço de sempre ser repetido pela professora. O filme mostra que as técnicas da professora conta com um condicionamento firme e repetitivo de reforço positivo e reforço negativo, e Vygotsky acreditava que a interação com o meio social são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da aprendizagem.
No filme, mostra que as pessoas, mesmo quando não possuem a linguagem, conseguem desenvolver o pensamento, porém esse pensamento dá um salto quando conseguem desenvolver a linguagem, foi o que o filme mostrou o antes e o depois do desenvolvimento de Hellen.
Enfim, a interação social e a linguagem são fundamentais para o desenvolvimento mental humano. No sentido de dois níveis de desenvolvimento, o primeiro considera-se o conhecimento prévio, o qual já conseguiu absorver o aprendizado e o segundo é o que a pessoa tem o potencial de aprender.
...