O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO COMO INCENTIVO PARA A GERAÇÃO Y EM UMA EDITORA DE LIVROS EDUCACIONAIS
Por: Suelen Braga • 18/7/2020 • Artigo • 3.089 Palavras (13 Páginas) • 132 Visualizações
O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO COMO INCENTIVO PARA A GERAÇÃO Y EM UMA EDITORA DE LIVROS EDUCACIONAIS
Suelen dos Santos Braga1, Jorge Luiz Knupp Rodrigues2
1 Programa de Pós-graduação em Administração - Universidade de Taubaté – Rua Visconde do Rio Branco, 210 - Centro - 12020-040 - Taubaté - SP - Brasil – mspsuelen@hotmail.com
2 Professor Doutor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, Portão 2, CEP 12020-030, Taubaté, SP, Brasil, jorgeknupp@gmail.com
Resumo-O presente trabalho pretende apresentar coerentes variáveis a motivação dos indivíduos da geração Y em seus respectivos ambientes de trabalho. Mediante as observações entre indivíduos nascidos entre 1980 e 1999 em uma editora de livros e apostilas educacionais, situada em São José dos Campos – SP, com a pretensão de relatar a importância da criação de um ambiente favorável à motivação e que consequentemente insira qualidade no atendimento. No que se refere à apresentação dos resultados da pesquisa, o foco será em propiciar maior ênfase à importância da motivação dos trabalhadores dentro da editora como fonte de inovação. De fato as informações aqui prescritas não confirmam a existência de processos motivacionais que incentive a inovação na instituição. O objetivo, no entanto é favorecer o bem estar dos empregados gerando maior rentabilidade a empresa.
Palavras-chave: Motivação. Geração Y. Gestão da Inovação.
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Introdução
A biografia de uma geração está fundamentada em uma serie costumes, cultura, valores, visão de vida, cenário sociopolítico e a justaposição de idades.
Pode-se afirmar que tais características comuns das diferentes gerações podem influenciar o modo de ser e de viver dos indivíduos dentro de uma sociedade, e é este conjunto de comportamentos e valores que caracterizam uma geração e as diferenciam umas das outras.
Os desafios é conviver em harmonia aceitando as diferenças e permanentemente compreender e adaptar-se a todas as mudanças geradas.
Atualmente no mercado de trabalho não é difícil encontrar dentro das organizações pessoas de idades diferentes, geração X (nascidos entre 1960 e 1980), geração Y(nascidos entre 1980 e 1999) e até mesmo os baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960). Tal tendência pode aumentar ainda mais na próxima década, devido ao prolongamento dos anos de trabalho dos profissionais.
A diversidade de gerações esta cada vez maior. Ate mesmo pela falta de mão de obra qualificada e o avanço que a poucos anos passados, não se cogitava nem mesmo a hipótese. Para administrar bem esta convivência é necessário conhecer as suas motivações e seus valores, principalmente desta geração recém-chegada.
Somente conhecendo o contexto em que estão inseridos, suas tendências culturais, as mudanças políticas e sociais que vivenciaram para compreender o que os motiva e são capazes de realizar.
Já não é de agora que as organizações vêm exigindo um novo estereótipo de trabalhador. Os profissionais da atualidade precisam além de conviver bem, acompanhar os constantes avanços tecnológicos e também enfrentar o desafio de estar sempre a par de uma imensa carga de informações.
Ser um profissional eficiente e disciplinado há tempos já não é suficiente para se manter empregado, é preciso uma capacidade infinita de renovar o seu conhecimento todos os dias.
Por este motivo é necessário estar sempre motivado. Todo profissional motivado, se caracteriza impulsionando, conduzindo os imprevistos com tranquilidade, e, acima de tudo, desenvolvendo os com criatividade.
Metodologia
A presente pesquisa pretende levantar dados bibliográficos, visando entender as características da geração Y. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, bibliográfica e um estudo de caso.
Segundo Gil (2006) a pesquisa descritiva tem o objetivo descrever as características de determinado fenômeno. De acordo com Lakatos e Marconi (2009) a pesquisa bibliográfica abrange toda a bibliografia publicada sobre determinado assunto, oferecendo assim base para novas conclusões.
O estudo de caso busca atender aos interesses de investigação profunda e exaustiva de um ou poucos objetos, possibilitando o conhecimento amplo e detalhado do mesmo. É um estudo empírico que pesquisa um acontecimento atual dentro do seu contexto, utilizando-se várias fontes de evidência (GIL, 2007).
A geração Y
A geração Y, ou geração da Internet, é o nome dado por sociólogos para os nascidos entre os anos de 1980 e 1999. Estes jovens que hoje estão adentrando na vida adulta, em geral buscam viver intensamente cada experiência, prezam a informalidade no vestuário e na comunicação.
Sempre procurando aumentar sua rede de relacionamento podem apresentar se flexíveis, criativos e questionadores. Os indivíduos desta costumam ser impacientes, tem pressa além de apresentarem possíveis reações de não responderem aos modelos tradicionais de gerenciamento que, embora condenados, sabemos que ainda predominam nas organizações.
A geração Y é conhecida por muitos, como a geração de jovens dinâmicos, antenados e impacientes, grande parte deles lutam por cargos de alta responsabilidades e melhores salários desde cedo. Habituados com o mundo de tecnologia estão sendo inseridos em organizações.
A geração Y cresceu em uma época de avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Seus pais “geração Y, geração baby boomers e geração Belle Époque” não anseiam repetir as atitudes anteriores, e por excesso de zelo enchem seus filhos de presentes, atenções e atividades que fomentam a autoestima.
Outro aspecto importante, é que apesar de tantos canais de informação em geral a geração Y concentra sua busca de informações no “google” e nos programas humorísticos transmitidos tarde da noite na TV e de boca em boca.
...