O PSICODRAMA E MORENO
Por: Júlia Souto • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 807 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação do tema
O presente trabalho trata-se de uma análise do filme “Doze Homens e Uma Sentença”, dirigido por Sidney Lumet, relacionada à teoria de Kurt Lewin (1890 – 1947) sobre processos grupais. Lewin foi estudante de química, física e filosofia em universidades de Friburgo, Munique e Berlim; foi professor de Psicologia na Universidade de Berlim, Universidade de Sanford (Califórnia), Universidade de Cornell (Nova York), Universidade de Havard, e fundou o Centro de Pesquisa em Dinâmica em Grupos a pedido do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo BOCK (1999), sua teoria abordou temas como coesão do grupo, pressões e padrão do grupo, motivos individuais e objetivos do grupo, liderança e realizações do grupo, e suas prioridades estruturais.
O psicodrama foi associado ao teatro por alguns pensadores, mas como não se tem roteiros ou atores, esta teoria segundo Moreno, desenvolve o encorajamento em se “passar o ato”, seus problemas e fantasias (Cabral e Nick,2006), sendo os temas livres, baseado em vivencias de seus pacientes, promovendo a analise das situações nas visões de outros âmbitos.
1.2 Objetivos
Relacionar o filme com o referencial teórico tem como objetivo promover a compreensão dos processos grupais e psicológicos que podem acontecer em determinados contextos. Ao observar na pratica como ocorrem esses processos e como podem ser explicados com base na teoria analisada em aula
1.3 Justificativa
Esta análise como exemplo para relacionar na pratica a teoria de Jacob Levy Moreno, com o processo grupal observado no filme, observando na pratica como a teoria se aplica.
2 MÉTODO
2.1 Instrumentos
Os instrumentos utilizados para o trabalho foram: o filme “Doze Homens e Uma Sentença”, dirigido por Sidney Lumet, e a obra “Psicoterapia de grupo e psicodrama- Jacob Levy Moreno”.
2.2 Procedimento de coleta de dados
Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema.
2.3 Procedimento para análise dos dados
A análise de dados foi realizada através da exploração do tema no decorrer do filme assistido.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Durante o filme “Doze Homens e Uma Sentença” foi possível enxergar várias características da Teoria de Moreno. O filme retrata o caso de doze homens que se reuniram num com a função de júri popular, para decidirem a sentença de um jovem de 18 anos, acusado de ter matado o próprio pai, onde nesse julgamento sendo culpado seria levado a sentença de pena de morte na cadeira elétrica.
Segundo o juiz a decisão desses jurados deveriam ser unanime, e ao iniciar o diálogo entre eles, pode se observar que devido ao réu ter cometido outros crimes no decorrer de sua vida, e por preconceitos dos próprios jurados, mesmo sem questionar as provas dispostas, eles o consideram em maioria como culpado, vendo que o envolvimento pessoal e com base em suas vivências são facilmente convencidos da culpa do jovem.
Visto em uma das cenas a “ Inversão de papéis” da teoria de Moreno pode ser observada, onde um dos personagens de coloca no lugar do acusado. Onde também este mesmo
...