O Pinóquio as Avessas - Reflexão Humanista
Por: Maria Carolina • 30/11/2016 • Dissertação • 415 Palavras (2 Páginas) • 951 Visualizações
Articulação da Abordagem Humanista Com o Livro “Pinóquio as Avessas”
O livro “Pinóquio as Avessas” de Rubem Alves mostra a realidade presente na maior parte das escolas tradicionais e nos permite fazer uma reflexão sobre essa abordagem e também nos possibilita fazer uma articulação desta com outras abordagens, neste caso a abordagem humanista, apontando suas diferenças e semelhanças tendo como base os pressupostos da teoria humanista, os conteúdos vistos em sala de aula e a leitura do livro “Pinóquio as Avessas”.
Uma das diferenças constatadas é que na abordagem humanista os conteúdos prévios dos alunos são importantes e são levados em conta, porém no livro estes conhecimentos não tem valor, o aluno e avaliado apenas pelo que aprende em sala de aula e todos os outros saberes anteriores são deixados de lado. Na teoria humanista também aponta que o aluno precisa aprender aquilo que tem interesse para obter os instrumentos necessários para poder inventar, porém no livro a personagem não pode escolher o assunto da aula ou aprender aquilo o que lhe interessa, ela deve apenas aprender o conteúdo que esta no programa que o professor recebe.
Outra diferença encontrada é que enquanto a abordagem humanista defende que o objeto máximo do aluno deve ser a auto-realização, enquanto a escola narrada na história coloca para o aluno o obtivo maior de passa no vestibular, entrar para uma faculdade e ser bem sucedido financeiramente. O que tem ligação com o que diz a abordagem humanista sobre a escolas que fazem os alunos ficarem sentados em carteiras estudando, que estas estão apenas adaptando esses alunos para viver em uma sociedade onde o marco do sucesso e o dinheiro.
E por fim outra grande diferença é que enquanto na escola representada no livro o grande o objetivo é ir bem no vestibular, ou seja todo o ensino é voltado para que no final o aluno vá bem em uma prova, a humanista busca o fim das provas, notas e créditos. Pois crê que o aluno que deve fazer uma auto-avaliação, pois apenas ele é capaz de dizer se aprendeu ou não.
Foi possível por meio desta reflexão notar que a abordagem retratada no livro trata-se da abordagem tradicional, que prioriza, principalmente, a disciplina e as notas e que destoa da abordagem humanista, que prioriza a auto-realização e a criatividade do aluno assim como os seus conhecimentos prévios. Nos possibilitando assim apontar as diferenças entre as situações encontradas no livro e a abordagem humanista.
...