O Psicologia Do Desenvolvimento: Infância E Adolescência
Por: erikyjordao • 29/8/2023 • Trabalho acadêmico • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 85 Visualizações
UNIVERSIDADE DE FRANCA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
PSICOLOGIA – Prof.ª Berenice Bolzani
MARIA EDUARDA AGUILA
RGM - 36095796
(FICHAMENTO) PSICOLOGIA OU PSICOLOGIAS
Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia
Capítulo 1
Psicologia ou Psicologias
BOCK, FURTADO, TEIXEIRA. Capítulo 1: A psicologia ou as psicologias. In: Psicologias. São
Paulo: Saraiva, 1996
CIÊNCIA E SENSO COMUM
A psicologia utilizada no cotidiano é denominada de psicologia do senso comum, pois a mesma possui uma visão superficial da psicologia científica.
- ‘’ ...as pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.’’ (3°§)
- "de psicólogo e louco todo mundo tem um pouco". [...] Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum.
O SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE
É notório que o senso comum deriva de experiências empíricas do cotidiano, e os seus saberes, além de superficialmente terem embasamento científico, pois a ciência utiliza-se da realidade do cotidiano como objeto de investigação, são saberes culturais passados de geração à geração, assim como: chás medicinais, conhecimentos cotidianos, e etc.
- Senso comum [...] sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada. [...] E é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias "teorias".
Portanto, os conhecimentos que adquirimos no dia-a-dia é denominado de conhecimentos do senso comum, enquanto a ciência, assim como é dito no capitulo, é uma atividade meramente reflexiva
- . ‘’ ...a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta- se da realidade, transformando-a em objeto de investigação...’’ (2° §)
SENSO COMUM: UMA VISÃO DE MUNDO
Podemos até estar muito próximos do conceito científico mas, na maioria das vezes, nem o sabemos. Esses são exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciência. O senso comum, portanto, apropria-se de várias áreas do conhecimento humano, simplificando-as e produzindo uma determinada visão de mundo.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
- Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade. [...] Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
- ‘’ A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma um outro corpo de conhecimento humano, conhecido como religião.’’ (3°§)
O domínio de áreas de conhecimento, como por exemplo da matemática, foi uma forma de sobrevivência dos nossos antepassados, pois assim poderiam utilizar-se de cálculos matemáticos para a resolução de problemas agrícolas, arquitetônicos, navais e etc. Além disso, a preocupação com problemas da existência humana, do homem como parte de um corpo democrático, ou seja, o homem dentro da pólis, deram origem a Filosofia.
PSICOLOGIA CIENTIFICA
O QUE É CIÊNCIA
- ‘’ A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade’’ (1°§)
- [...] ... um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.
- A ciência tem ainda uma característica fundamental: ela aspira à objetividade.
Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA
A multiplicidade dos objetos de estudo da psicologia deve-se ao fato de ser um campo de conhecimento recente.
- Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano". Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.
Contudo, o homem, o cientista, tendo protagonismo no objeto de estudo, acaba-se por dificultar e confundir-se com o objeto a ser estudado.
...