Psicologia Desenvolvimento Humano
Por: Azevedopriscilla • 4/11/2020 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Humano
O filme baseia-se em factos verídicos. Um caso de um menino que possuía uma linguagem totalmente rudimentar e antissocial, por ter sido afastado da sociedade, por um longo período, e que afetou o seu nível intelectual, já que no período em que ele poderia ter sido socializado, e assim atingindo uma linha de raciocínio funcional, era a sua idade em desenvolvimento.
Com relação ao desenvolvimento do garoto selvagem antes e após a mediação de Itard, os fatos apresentados evidenciam o papel fundamental do convívio entre os homens; é pela interação e apropriação dos bens culturais que se desenvolve o psiquismo humano. O curso histórico do desenvolvimento humano é condicionado tanto pelas relações humanas como pelas circunstâncias concretas em que essas relações se realizam.
Pinel considera o menino como um idiota, em tudo semelhante aos que ele tratava na clinica. Por por isso, fazia questão que o menino fosse levado para uma instituição de deficientes mentais aonde ele atuava. Para Pinel ele nasceu com danos mentais irreversível e nenhum momento pensou estudá-lo para dar uma chance ao garoto. Segundo esse médico o selvagem deveria ser enviado para o hospicío para junto dos loucos e dos incuráveis.
Para Itard , ele o menino só era uma criança que estava sofrendo danos por causa de um isolamento. Itard foi e interferiu de uma forma cientifíca, filosófica, moralista, humanista e outras familiar, interviu também com metas pedagógica.
Os métodos didático-educativos que Itard utilizou, são estratégias didáticas usadas baseiam-se nos princípios de imitação, condicionamento e modificação da conduta e do comportamento. A criação e invenção de muitos métodos de ensino que ainda hoje se utiliza na educação infantil.. O menino selvagem atingiu um progresso notório.
A educação do menino selvagem é ao mesmo tempo aquela educação que ainda persegue o ideal de que o homem pode ser livre e desenvolver-se em forma autónoma.
A vida social do homem tem suas bases no trabalho, harmonicamente organizado, e sobre as virtudes sociais – e essas são as atitudes que se desenvolvem em um grau extraordinário entre as crianças. Constância no trabalho, paciência quando devem esperar, o poder de se adaptarem às inúmeras circunstâncias que se apresentam diariamente, no convívio uns com os outros, a ajuda recíproca, e assim por diante, todos são exercícios que representam uma vida social prática e real, e que nós vemos, pela primeira vez, sendo organizada entre as crianças. E foi a atitude de Itard.
Eu Priscilla, vi que está obra trás importantes reflexões sobre os critérios utilizados como instrumentos que determinam o tipo de relação que devemos estabelecer com aqueles que são avaliados. Itard por meio de sua prática apresenta uma alternativa , que nos faz pensar sobre os caminhos sociais, históricos e culturais traçados com a ajuda da Psicologia, medicina e Eduacação para aqueles que fracassavam perante aos padrões estabelecidos por aquela sociedade.
Referências Bibliográfica:
PEREIRA, Marina dos Anjos. O garoto Selvagem : A impotânca das relações sociais e da Educação no processo de desenvolvimento humano. Disponível: file:///D:/Downloads/19483-89173-2-PB%20(2).pdf. Acesso em: 05/10/2020
...