O Psicólogo No Hospital Geral: Estilos E Coletivos De Pensamento
Trabalho Universitário: O Psicólogo No Hospital Geral: Estilos E Coletivos De Pensamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElizabethMarins • 27/8/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 876 Visualizações
O Psicólogo no hospital geral: Estilos e coletivos de pensamento
Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar:
É uma área recente no contexto brasileiro, na qual a doença deixa de ser uma experiência só médica e o enfermo é atendido por vários profissionais, que trata o problema já existente, cuidam da saúde, abrangendo desde o processo preparatório a uma intervenção cirúrgica ao pós-operatório. Os psicólogos da saúde criam programas para prevenção, buscam subsídios para um estilo próprio de atuação, uma abordagem específica para dar conta de sua prática profissional, sempre lembrando que a urgência das demandas exige uma ação imediata e muitas vezes solitária O psicólogo que trabalha em hospitais tem algumas tarefas específicas como: Ajudar na adaptação e recuperação do paciente; facilitar a relação equipe de saúde-paciente; trabalho multidisciplinar dirigida ao paciente e assistência psicológica direta.
Essa área fundamenta seu trabalho principalmente na promoção e na educação para a saúde, que objetiva intervir com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. Porém, o psicólogo não conhece bem seu papel dentro das instituições de saúde, e nem a instituição sabe o que esperar dele. Para trabalhar como psicólogo nesta área deve ter habilidades na organização e administração de programas de saúde, com políticas públicas, indo à sociedade, conhecendo seu sujeito.
A Psicologia da saúde: A psicologia da saúde foca os aspectos físicos e os aspectos que se sobrepõem ao sofrimento psíquico, a partir de uma visão biopsicossocial. Tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.
A Psicologia Hospitalar: É uma especialidade que só existe no Brasil, o termo usado em outros países, é psicologia da saúde. Restringe-se ao atendimento no contexto hospitalar. O especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico. Trata de forma individual o paciente, pois as questões psicossomáticas onde as doenças psicossomáticas surgem atreladas ás situações de diagnósticos de patologias como câncer, HIV, amputações e intercorrências vinculadas ao processo de adoecimento. Tenta restabelecer a saúde mental.
A Psicologia Médica: Considera os fatores psicológicos que afetam a condição médica, o que caracteriza sua visão psicossomática, é interligada as diferentes especialidades que contém nos serviços de saúde e o seu objetivo principal é a relação médico paciente.
A Saúde Mental: O marco fundamental é o movimento da Reforma Psiquiátrica, onde passaram a enxergar o paciente com transtorno mental grave, com olhares diferentes.
Alguns trabalhos descritos na literatura apontam o aumento de psicólogos inseridos na área da Saúde, como em: hospitais especializados, CAPS, postos de saúde, programas
...