O Que é Esquizofrenia
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Esquizofrenia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EliasAzevedo • 6/4/2014 • 661 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDADE I
CURSO DE DIREITO
PSICOLOGIA FORENSE
ELIAS HERNANE AZEVEDO – RA 8208963558
CAMPINAS/SP
2014
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDADE I
CURSO DE DIREITO
PSICOLOGIA FORENSE
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Psicologia Forense do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I, sob a orientação da Professora Isabella Silveira.
CAMPINAS/SP
2014
1. O que é Esquizofrenia
Esquizofrenia é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade. É uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) é um transtorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas por pelo menos um mês: alucinações visuais, sinestésicas (alucinação real de um objeto que não existe) ou auditivas, delírios fala desorganizada (incompreensível), catatonia (perturbação do comportamento motor) e/ou sintomas depressivos.
2. Funções Mentais Superiores Abordadas
Conforme o texto indicado para leitura e posterior elaboração do texto, apresentamos nossas observações com relação às funções mentais superiores encontradas no laudo de exame psicopatológico para verificação de sanidade mental – Processo 987/93 – Vara do Júri e Execuções Criminais da Comarca de Campinas – SP.
Sensação
Percebemos na leitura do laudo apresentado que, o comportamento do examinado foram motivadas por sensações vividas de forma intensa. Sensação de perseguição que o levou a adquirir armas e consequentemente andar armado para, se proteger de seus supostos perseguidores.
Sensação de ser seguido pela policia política, com o objetivo de prende-lo.
Sensação de perseguição política na universidade, motivada por sua capacidade intelectual.
Percepção
No relato que descreve as mudanças de residência, identificamos que os motivos alegados pelo examinado estão diretamente ligados a percepção, como descreve o perito:
[...] todos estariam
...