O Que é Motivação?
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Motivação?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ste10 • 28/10/2013 • 416 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
O QUE É MOTIVAÇÃO?
Motivação é a procura por níveis altos de objetivos diversificados, organizacionais ou não pela própria capacidade e necessidades de cada indivíduo.
A motivação sendo um fenômeno individual produz um estímulo próprio da pessoa em se alto realizar. Motivação em si não pode ser medida e sim seu comportamento, ação e forças internas e externas que causam influência as escolhas feitas.
TIPOS DE MOTIVAÇÃO
A motivação pode ser chamada de Intrínseca ou Extrínseca. A motivação Intrínseca é aquela em que o indivíduo busca recompensa psicológica como status e respeito. E a motivação Extrínseca é aquela em que se há uma busca por coisas tangíveis como benefícios, salários.
PRINCIPAIS TEORIAS MOTIVACIONAIS
Nas várias teorias motivacionais como a de Maslow, Herzberg, McClelland, Stacy Adams e Skinner, suas teorias remetem-se ao principal fator, “o que” motiva o comportamento e “como” esse comportamento é motivado.
TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES (MASLOW)
A teoria de Maslow remonta as necessidades que as pessoas buscam, porém são colocadas de forma padronizada ou hierarquizada, visando o objetivo de sempre buscar a auto-realização não só no trabalho, mas no mundo ao seu redor, que são:
-Necessidades Fisiológicas: são aquelas de sobrevivência. Água, oxigênio, alimento, sono, são por si só instintivas, natural do ser humano.
-Necessidade de Segurança: é a busca por proteção contra ameaças. Mantendo o indivíduo dependente de outras pessoas ou a própria empresa.
-Necessidades Sociais: relacionamentos sociais, como afeto, amizade, amor.
-Necessidade de Estima: é a constante busca pela boa auto-estima, ser útil e necessária para os outros, pois sua frustração causa pensamento de inferioridade e impotência.
-Necessidade de Auto-Realização: explorar pontos mais altos, suas potencialidades. Tanto na vida pessoal como nas organizações, objetivo de cargos mais elevados nas empresas.
TEORIA DOS DOIS FATORES (HERZBERG)
A teoria de Herzberg parte da teoria de Maslow, porém discorda de algumas das necessidades apresentada por ele. Como cada indivíduo tem seu grau e também os fatores externos de motivação, Herzberg separou em dois tipos, já citados anteriormente, de motivação. O fator extrínsecos voltados ao trabalho e fatores intrínsecos que dizem respeito a sentir-se bem consigo mesmo. Com isso ele divide em duas categorias:
1) Fatores de Higiene: é de fator extrínseco, que remete à busca de relações interpessoais, salários, condições de trabalho, status, vida pessoal. Como se sente em relação à empresa.
2) Fatores de Motivação: fatores intrínsecos, relacionado ao conteúdo de algo, reações e sentimentos. Realização pessoal, reconhecimento, novas responsabilidades, tudo como seu próprio gerador
...