O RELATÓRIO CIENTÍFICO: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO DO SNIFFY, O RATO VIRTUAL
Por: pablocesar • 5/4/2022 • Relatório de pesquisa • 855 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
PABLO CÉSAR (G305CA6)
IZABELA
RELATÓRIO CIENTÍFICO: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO DO SNIFFY, O RATO VIRTUAL
GOIÂNIA
MARÇO DE 2022
PABLO CÉSAR E IZABELA
RELATÓRIO CIENTÍFICO: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO DO SNIFFY, O RATO VIRTUAL
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Análise Experimental do Comportamento, ministrada pela Professora Mariana.
GOIÂNIA
MARÇO DE 2022
RESUMO
O objetivo do presente relatório é condicionar o Sniffy, que é um rato virtual que atua dentro de um programa desenvolvido para simular uma caixa de Skinner. E através dos condicionamentos de nível operante e reforço continuo, produzir uma análise comparativa entre os processos e seus resultados.
Palavras-chaves: Sniffy, condicionamento operante, reforço continuo.
INTRODUÇÃO
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), norte-americano, seguidor do Behaviorismo de J.B Watson, foi o criador do behaviorismo radical. Skinner baseou-se no estudo e criação do comportamento operante, sendo este focado no comportamento dos seres vivos, que age sobre o ambiente e produz consequências que alteram a probabilidade de que, futuramente ocorra a mesma coisa. A fim de testar suas ideias, Skinner conduziu vários estudos envolvendo ratos de laboratório e pombos em um tipo de gaiola que passou a ser conhecida como Gaiola de Skinner ou Câmara Operante.
Segundo os livros clássicos comportamento operante é uma resposta emitida pelo organismo que produz alteração no meio ambiente. (Raymond G. Miltenberger)
Reforço é o processo pelo qual um comportamento é fortalecido pela consequência imediata que acompanha a probabilidade de sua ocorrência. (Raymond G. Miltenberger)
Modelagem é o ato de ensinar novas comportamentos operantes pelo reforço sucessivas a certo comportamento. (Raymond G. Miltenberger)
Extinção é um processo que enfraquece o comportamento operante até que ele pare de ocorrer no futuro. (Raymond G. Miltenberger)
Treino discriminativo é colocar um comportamento sob um estímulo ex: tocar o sino e o cachorro salivar. (Raymond G. Miltenberger)
Esquemas de reforço intermitente é quando nem todas as ocorrências da resposta são reforçadas. (Raymond G. Miltenberger)
O objetivo geral é verificar os efeitos da manipulação da variação ambiental sobre o comportamento de pressionar a barra de um rato em ambiente virtual.
Objetivo específico:
1- Levantar os comportamentos em nível operante emitidos pelo rato virtual. 2- Estabelecer o comportamento de pressionar a barra ao repertório do sujeito experimental.
1 METODOLOGIA
1.1 Sujeito:
No experimento foi utilizado pelo grupo o Sniffy, um rato virtual.
1.2 Ambiente, materiais e instrumentos utilizados:
Ambiente: Um programa chamado Sniffy Pro, que simula um rato dentro de uma caixa de Skinner virtual.
Materiais: Cronômetro, manual de uso do programa e canetas e computador.
Instrumentos: Folhas de registro de nível operante e reforçamento continuo.
1.3 PROCEDIMENTOS
Primeira sessão - 08 de Março de 2022.
Inicialmente o programa Sniffy Pro foi aberto e com o manual de instruções do mesmo, foi configurado para que pudesse ser iniciado os procedimentos. Foi utilizado um celular como cronômetro para identificar quais comportamentos o Sniffy realizava sem que recebesse nenhum estímulo dentro de um minuto (nível operante). Essa análise foi realizada durante um período de 15 minutos, e o foco era identificar apenas os comportamentos de levantar, farejar, se limpar e pressionar a barra. Logo abaixo estão dois gráficos que demonstram os dados obtidos nessa primeira sessão.
...