Relatório Parcial com Rato Virtual Sniffy
Por: InTheDarkSide • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 695 Palavras (3 Páginas) • 579 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL
RELATÓRIO EXPERIMENTO COM
RATO VIRTUAL SNIFFY
Santana de Parnaíba
2018[pic 1]
Nome – R.A.
Nome – R.A.
Nome – R.A.
Nome – R.A.
Nome – R.A.
PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL
RELATÓRIO EXPERIMENTO COM
RATO VIRTUAL SNIFFY
Santana de Parnaíba
2018[pic 2]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. METODO
2.1. Sujeitos e participantes
2.2. Ambiente, materiais e instrumentos
2.3. Procedimentos
3. RESULTADOS
4. DISCUSSÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
1. INTRODUÇÃO[pic 3]
Para a realização desse trabalho, foram utilizados como bases teóricas, as aulas de Psicologia Geral/Experimental, junto ao livro “Princípios Básicos de Análise do Comportamento” de Márcio Borges de Moreira e Carlos Augusto de Medeiros (2007) e a partir de estudos ligados ao Skinner e Pavlov.
2. objetivos
O presente trabalho tem como objetivos demonstrar a relação na qual o ambiente pode influenciar o indivíduo (no caso, o objeto de estudo, rato virtual Sniffy) e identificar as reações do mesmo ao estimular ou extinguir determinados comportamentos.
Segundo os estudos de Skinner, podemos observar como o comportamento pode ser modificado ou extinto mediante respostas externas. No caso do comportamento operante, a resposta do sujeito desencadeará uma alteração no ambiente. Quando abrimos a geladeira em busca de comida, por exemplo, estamos alterando o ambiente (abrindo a geladeira, pegando uma comida congelada) e, como resposta, saciamos nossa fome comendo.
Repare que, para pegar a comida, precisa-se abrir a geladeira, ou seja, existe uma dependência nesse desencadear de ações, e essa dependência entre ações distintas se identifica como contingência.
Já a seleção por consequência, se dá com a probabilidade de recebermos um estímulo esperado para determinada resposta. Enquanto houver comida na geladeira, o hábito de buscar comida nela será mantido.
Na modelagem, aprenderemos novos comportamentos a partir de um anterior que vai sendo modificado quando reforçamos determinadas respostas (e extinguindo respostas parecidas) até se obter o resultado esperado. Quando reforçamos apresentando um elemento recompensador, dá-se o nome de reforço positivo.
Todos os animais nascem com comportamentos inerentes prévios que não se formam a partir de outro comportamento modelado. Esses comportamentos foram denominados por Skinner como nível operante.
Quando toda a resposta é reforçada, ela é aprendida de forma mais rápida. Este é o caso do reforço contínuo. Caso ocorra uma supressão do reforço e, por consequência, uma queda na frequência da resposta ate o nível inicial antes do reforço, ocorre a extinção operante.
3. metodologia
3.1. Materiais
Para a realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
...