O Resumo: Estamira
Por: AnnaLuisa3 • 4/9/2019 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Estamira é uma senhora de 63 anos e de pele morena. Percebe-se falta
de higiene e interesse pela aparência, com cabelos desalinhados e de qualquer jeito, corpo com aspecto de sofrimento.
De acordo com cada ambiente de comunicação ela se comportava de uma determinada maneira. Quando havia silencio e ela conseguia expressar com mais tranquilidade. Em um momento no lixão onde seu colega estava falando no mesmo momento em que ela queria falar ela se mostrava irritada.
Segundo relatos dela e da família pode-se ver que a vida de Estamira foi
muito dificil. De acordo com ela, quando criança seu avô queria se deitar com ela, e com 12 anos foi levada por ele à um bordel para se prostituir. Neste bordel foi onde ela conheceu o seu primeiro marido e teve um filho com ele. Esse homem era cruel com Estamira e ficava com outras mulheres, sendo assim, ela se separou dele. Depois disso conheceu um homem italiano com quem se casou e teve uma filha, e que também judiava muito dela. A mãe de Estamira segundo ela, também era “perturbada”, e foi internada durante um tempo em um hospital psiquiátrico.
Estamira trabalha no lixão e diz gostar de seu trabalho. Sua família
sempre quis que ela saísse dessa situação, e em um momento ela aceitou e começou a trabalhar em outro lugar. Durante a saída desse trabalho ela foi estuprada, e durante a chegada em casa também foi estuprada mais uma vez. Ela gritava “para com isso pelo amor de Deus”, mas o estuprador dizia “que Deus o quê”. Antes desses últimos acontecimentos, Estamira era muito religiosa e acreditava que tudo era uma provação de Deus. Porém, após esse segundo estupro, ela começou a ter sintomas de psicose. Um dia na casa da sogra de sua filha, olhando para os coqueiros, começou a dizer que eles eram o poder real. Passou a ter alucinações auditivas, delírios e a acreditar que ela mesma é o real, abstrata e que tem todo o poder.
No documentário há vários momentos em que ela está lúcida, mas ela se apresenta agressiva e com raiva quando falam de Deus. Esse comportamento pode ser uma resposta a tudo que ela enfrentou, como se Deus tivesse a abandonado em todos esses momentos difíceis. Estamira criou seu próprio mundo para tentar ter o controle das coisas e conseguir aliviar um pouco a sua angústia. Ela se diz ser mais poderosa que qualquer um.
Os sintomas de Estamira se identificam com uma psicose não especificada. Ao decorrer do documentário foi possível observar atitudes arrogantes, desinibidas, teatral, excitada, manipuladora e hostil. A psicose é um estado mental patológico de perda de conexão com a realidade que pode levar a alucinações, alterações de personalidade, desordem de pensamento, delírios e dificuldades sociais.
...