O Resumo de Neuroanatomia
Por: acvito • 28/9/2015 • Resenha • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 643 Visualizações
UNIMEP
UNIVERSIDADE METODISTA PIRACICABA
KARINA MARTINS LIMA DE ALMEIDA
ADEC 2
NEUROANATOMIA
MARCO CESAR SOMAZZ
PIRACICABA – SP
2015
Cerebelo
Generalidades: é formado a partir da parte dorsal do mesencéfalo. Suas funções se relacionam com o equilíbrio e coordenação dos movimentos.
Localização: situa-se dorsalmente a pote e o bulbo, contribuindo para a formação do teto do IV ventrículo. Aloja-se na fossa cerebelar do osso occipital e separa-se do lobo occipital do telencéfalo por uma prega de dura-máter denominada tenda do cerebelo.
Relações: liga-se ao bulbo e a medula espinal pelo pedúnculo cerebelar inferior, á ponte pelo pedúnculo cerebelar superior.
O Cerebelo é formado por fissuras e folhas, tem divisões: anatômica, ontogênica e filogenética.
Divisão anatômica: - Vérmis
- Hemisfério
- Cerebelares
A divisão ontogênica foca em como o cerebelo se desenvolve a partir de sua formação.
O cerebelo trabalha silenciosamente e apresenta vários sulcos de corte transversal.
Informações do corte sagital
Cerebelo – Corpo (Lobo anterior) pertence ao paleocerebelo
(Lobo posterior) pertence ao neocerebelo
Pertence a divisão ontogênica- desenvolvimento embriológico do cerebelo, componente do vérmis e do flóculo.
No corte sagital temos: fissura prima, fissura póstero lateral, lobo anterior, lobo posterior, lobo flóculo nodular
Divisão e funções filogenéticas
- Arquicerebelo: Manutenção do equilíbrio. Pertence ao lobo flóculo nodular.
- Paleocerebelo: Responsável pelo controle do tônus muscular e postura. Pertence ao lobo anterior
- Neocerebelo: Responsável pela coordenação. Surgiu com o desenvolvimento do córtex cerebral. Coordena movimentos voluntários assimétricos, corresponde ao lobo posterior.
Como se organiza a substancia cinzenta no cerebelo?
A distribuição das substâncias branca e cinzenta no cerebelo é semelhante à do cérebro. No entanto, esta distribuição se refere a cada uma das folhas:
- a substância cinzenta se situa na periferia das folhas;
- a substância branca se situa no centro das folhas e no centro de cada ramificação das folhas.
Em cada folha, portanto, a substância branca forma um eixo interno e a substância cinzenta se situa em torno deste eixo.
Além disto, a substância branca preenche a região central do cerebelo.
Diencéfalo
Generalidades: o diencéfalo é encoberto pelo telencéfalo e situa-se na posição mediana. Pode ser dividido em quatro partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas em contato com III ventrículo.
O diencéfalo mais o telencéfalo formam 80% do cérebro.
-Tálamo: são duas massas volumosas de substância cinzenta do qual distinguem vários núcleos, dispostas uma de cada lado, na porção látero-dorsal do diencéfalo. As duas massas volumosas cinzentas estão interligadas pela aderência intertalâmica e se relacionam medialmente com o III ventrículo e lateralmente com a capsula interna.
No tálamo temos: tubérculo anterior do tálamo, pulvinar, corpo geniculado lateral, corpo geniculado medial, face medial do tálamo.
Núcleos do tálamo: anterior, posterior, mediano, medial e lateral.
Funções do Tálamo
O tálamo é na verdade um agregado de núcleos de conexões muito diferentes, o que indica funções também diversas. Assim, as funções mais conhecidas do tálamo relacionam-se: com a sensibilidade, com a motricidade, com o comportamento emocional, com a memória, com a ativação do córtex (através dos núcleos talâmicos inespecíficos e suas conexões com a formação reticular fazendo parte do Sistema Ativador Reticular Ascendente – SARA)
- Subtálamo e suas funções: É uma pequena área situada na parte posterior do diencéfalo na transição com o mesencéfalo, limitando-se superiormente com o tálamo, lateralmente com a capsula interna e medialmente com o hipotálamo. As formações subtalâmicas só podem ser observadas em secções do diencéfalo, uma vez que não se relacionam com a superfície externa ou com as paredes do III ventrículo. O subtálamo apresenta algumas formações cinzentas e brancas que lhe são próprias, sendo a mais importante o núcleo subtalâmico. Lesões no núcleo subtalâmico provocam uma síndrome conhecida como hemibalismo, caracterizada por movimentos anormais das extremidades.
Estes movimentos são muito violentos e muitas vezes não desaparecem nem no sono, podendo levar o doente à exaustão. Em razão da importância de suas conexões com os núcleos da base, alguns autores consideram o núcleo o que, do ponto de vista embriológico e anatômico, não é correto.
- Epitálamo, suas funções e estrutura: O epitálamo está localizado na parte superior e posterior do diencéfalo e contém formações importantes, a habênular e a glândula pineal. A habênula está situada de cada lado do trígono da habênula e participa da regulação dos níveis de dopamina na via mesolímbica, principal área do prazer do cérebro. Ela pertence ao sistema límbico.
- Hipotálamo: O hipotálamo é a parte do diencéfalo e se dispõe nas paredes do III ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, que o separa do tálamo. Lateralmente é limitado pelo subtálamo, anteriormente pela lamina terminal e posteriormente pelo mesencéfalo. Apresenta também algumas formações anatômicas visíveis na face inferior do cérebro: quiasma óptico, tuber cinéreo, o infundíbulo e os corpos mamilares. Trata-se de uma área pequena, mas apesar disso o hipotálamo, por suas inúmeras e variadas funções é uma das áreas mais importantes do sistema nervoso.
Núcleos do hipotálamo: quiasma óptico, infundíbulo, tubercinereo, copor mamilar, hiófise
Funções: Controla o sistema autônomo, temperatura, controle da fome e da sede, atua no controle das emoções junto ao sistema libido. Atua no processo da musculatura, na regulação das glândulas hormonais, e no processo de desejo sexual.
Hormonios da neuro hipófise
ADH: Estimula a absorção da agua, a falta desse hormônio por causar diabetes insipido, exigindo a ingestão de muita agua.
Occitocina: Provoca contrações na musculatura lisa do ultero, na ocasiãodo parto e atua na produção de leite materno
...