O SEXO E MORTE: TABUS PARA SOCEDADE
Por: Vanessa Costa • 2/9/2019 • Dissertação • 532 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU- FECLI
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUZIA VANESSA BEZERRA DA COSTA
SEXO E MORTE: TABUS PARA SOCEDADE
A sociedade em pleno século 21 ainda evita falar sobre alguns temas. Dentre eles o “ sexo e morte’’. Parece tão simples falar sobre esses temas, então por que a sociedade evita? Por que nas escolas esses temas não são debatidos? Afinal estamos falando do inicio e do final da vida humana.
A marginalização do sexo encontra-se bem nítido pela sociedade, quando a maioria dos insultos é “veado” e “puta”. Veado é um animal , más quando essa palavra é solta como insulto damos a enteder que é o ato de um homem se relacinar sexualmente com a pessoa do mesmo sexo, que para a gente é algo completamente “imoral”, pois vai contra igreja, e essas pessoas não merece “entrar no ceú”. Já o termo puta está diretamente ligado a uma mulher ter relações deliberadamente, que é considerado como algo ruim e impuro.
A sexualidade esta ligada a vida, aos sentimentos e as sensações de prazer; por estar ligada a vários fatores se torna um tema difícil de debater criando assim deversas dúvidas. Quando é falado em sexo, já pensamos logo no ato sexual, e esquecemos das inúmeras coisas que está ligada. O sexo é visto como uma coisa pessoal, por isso que os pais não falam de sexo para seus filhos, porque acham que esse assunto é intimo, que quando ele(a) tiver a idade certa vai saber. Com base na convivência ficou bem claro para mim, que os pais que falam sobre sexo com os seus filhos, eles demoram mais tempo para iniciar a vida sexual. Já os demais que não sabem, inicia a vida sexual mas rapido, com curiosidades e diversas duvidas, correndo assim os riscos de contarir DST’s e uma gravidez não desejada.
A morte está ligada ao final da vida, e é a mais temida, ela é o maior tabu para a sociedade, superando o sexo. Não sabemos lidar com a morte, a maioria das pessoas teme quando é tocada nesse assunto. A morte tem diversas explicação, uns acreditam que uma boa morte é sinal de uma boa vida. E o fim? para muitos não existe final, pois depois da vida vamos para outro lugar (o paraiso, o ceú) outros acham que a rota final é quando o corpo para de funcionar, e assim a sua trajetória chegou ao fim. Algumas pessoas acham que “A MORTE” é um anjo, outros acreditam que é um homem de preto e sombrio. Emfim à diversos pensamentos que vai de crença de cada um.
É muito difícil pensar na morte, pensar em perder uma pessoal que amamos, más é a única certeza que temos e nunca estamos preparado para uma ligação trémula, ou de ouvir as palavras de um médico. É bem visivil que as crianças não tem medo da morte, que com o passar do anos eles vão colocando na mente que a morte é uma coisa obscura, pois a sociedade que impoim esse pensamento, criando assim umas pessoas que não sabem “perder”.
...