O Segredo do camaleão está nas células
Por: Heleninha97 • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 167 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM
CURSO DE PSICOLOGIA
Profª Elisete Peixoto de Lima
CLIPPING: Bases Biológicas do comportamento Animal – Camaleão
Outubro – 2015
Lins
Sumário
- Saiba como os camaleões conseguem olhar em duas direções ao mesmo tempo.
- Camuflagem
- Segredo do camaleão está nas células, diz estudo.
- Curiosidades
5 Conclusão
1 Saiba como os camaleões conseguem olhar em duas direções ao mesmo tempo.
Ao observar uma presa, o camaleão consegue fixá-la apenas com um olho e utiliza o outro para verificar a presença de predadores próximos a ele, conferindo uma aparência curiosa ao animal. Seus olhos têm um arco de 360 graus de visão e podem enxergar em duas direções ao mesmo tempo. Dessa forma, os camaleões têm os olhos mais distintos de qualquer outro réptil. Suas pálpebras superiores e inferiores são unidas, formando um dispositivo circular com apenas uma abertura suficiente para a pupila fazer o serviço. Os olhos podem rodar separadamente e focar para observar dois objetos diferentes simultaneamente, o que permite que os olhos se movem independentemente um do outro, sendo uma excelente vantagem para ficar atento aos predadores.
2 Camuflagem
Além de se camuflar com perfeição na natureza, o camaleão também consegue mover seus olhos de forma independente. Ele consegue ter duas perspectivas do mundo ao seu redor, o que, para os humanos, é quase incompreensível. Contudo, um estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico The Journal of Experimental Biology, decifrou como esses répteis fazem isso. De acordo com a equipe de cientistas israelenses, o olhar do camaleão não é tão autônomo assim: cada um dos olhos sabe o que o outro vê, e assim coordena seu movimento. Embora não seja unanimidade, a maioria das espécies de camaleão é capaz de mudar a cor da sua pele. Geralmente, eles alteram de marrom para verde, mas alguns podem modificar o seu “look” para muitas outras cores, criando um visual incrível de forma rápida – tanto que uma mudança pode ocorrer em cerca de 20 segundos.
Eles conseguem produzir esse fenômeno porque nascem com células especiais que têm pigmentos. Essas células se encontram em camadas sob a pele externa do camaleão e são chamadas de cromatóforos, que são ativados por uma mensagem do cérebro.
Uma vez atingidos, esses pigmentos se “misturam” como uma pintura. Além dos cromatóforos, a melanina também ajuda os camaleões nesse processo, produzindo o escurecimento através de fibras que se espalham como teias de aranha pelas camadas de células de pigmento.
Alguns estudos mostram que eles mudam de coloração de acordo com a luz, a temperatura ou mesmo o seu humor, podendo também ser uma forma de comunicação com seus semelhantes.
3 Segredo do camaleão está nas células, diz estudo.
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, desvendou os mecanismos que dão aos camaleões a capacidade de exibir uma complexa e rápida mudança de cores. Segundo os autores, a alteração de tonalidades não se dá pelo acúmulo e dispersão de pigmentos, como ocorre com outros animais, mas por uma mudança estrutural em minúsculos cristais existentes em células da pele do réptil.
Liderada por Michel Milinkovitch e Dirk van der Marel, a pesquisa foi publicada na terça-feira na revista científica Nature Communications. Unindo conhecimentos da Biologia Evolutiva e da Física Quântica, o grupo concluiu que o animal muda de cor regulando nano cristais, que se dispõe de maneira organizada, formando uma espécie de "grade" dentro de determinadas células - chamadas iridóforos -, que refletem ondas de luz de diferentes comprimentos. Ao excitar ou relaxar a pele, o animal muda o arranjo estrutural dos nano cristais, alterando as cores.
...