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O Ser-no-mundo para Heidegger aplicado a Daseinsanalyse

Por:   •  8/12/2020  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

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O Ser-no-mundo para Heidegger aplicado a Daseinsanalyse

O método de investigação em psiquiatra e psicoterapia desenvolvido por Binswanger, a "Daseinsanalyse", se faz a partir do termo intitulado por Heidegger, o "Dasein ", descrito em sua obra "Ser e Tempo", em que o autor se coloca diante da questão filosófica do ser, se tornando um dos principais termos utilizados na filosofia existencialista.

No entanto, para Heidegger existe uma falta de reflexão crítica na análise desenvolvida por Binswanger, assim como reconhece que exista elementos extraídos da analítica do Dasein, aponta que se trata de uma ideia confusa da totalidade do termo.

Diante do referencial teórico, é possível afirmar que a Daseinsanalyse se move diante da pergunta "o que é o homem?", enquanto para Heidegger, a Dasein, ou seja o "ser-ai", fala de um ser ai "jogado" ao mundo, sem que suas predileções sejam consultadas,  um ser que não pode ser explicado, pois qualquer tentativa de explica-lo, fará com que se reduza a um "ente", uma "coisa", algo que se parametriza, este ser para Heidegger, é um ser de natureza própria , que se expande e se retrai, em um constante fluxo de mudanças, que se faz em uma dialética, entre o "mundo que se é" e o "mundo que se vive fora" e diante disto, acabamos por nos distanciar do nosso ser, nos entificando ao mundo, se ajustando, para enfim viver em um coletivo já entificado, tendo suas reais potências reprimidas e seus desejos suprimidos, passando  uma vida inautêntica e angustiada, o que levaria ao "ser da morte", posto isso, é possível compreender que para Heidegger, a pergunta em que se pauta a analítica seria " como é ser homem?", ou seja, a compreensão do ser.

Podemos perceber que dentro do domínio da Daseinsanalyse, se dá uma interpretação inadequada do "ser-no-mundo", enquanto considera o teor ôntico-ontológica para qualquer ciência, psiquiatra, psicoterapia, entre outros, Heidegger enfatiza a necessidade de uma diferenciação destes termos, uma vez que a ontologia fundamental a ser considerada deve ser pensada como algo que se movimenta no fundo de toda e qualquer ontologia, o que não pode ser considerada como universal, e sim entendida a partir daquilo que se mostra.

Não cabe aqui atestar ou não quanto à efetividade da terapêutica da Daseinsanalyse, porém é possível suscitar a reflexão entre o âmbito das relações do que se põem a ontologia fundamental em relação à antropologia filosófica diante da estruturação de uma das abordagens humanistas-existenciais.

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