O TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Por: Rugles Alves • 11/10/2020 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
FACULDADE INTEGRADAS IESGO
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
DISCENTES:
GABRIEL COLEONE DE ARAÚJO RA: 11510101
KAYQUE RODRIGUES RA: 11410204
RUGLES ALVES DE SOUZA RA: 11820051
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
Resposta da questão nº 01:
Quais classes sociais Karl Marx identifica ao longo da história?
Letra (a):
Classe dominante = burguesia, sendo estes que detêm os meios de produção (as fabricas).
Classe dominada = os operários e trabalhadores, estes não possuem meios de produção, são explorados pela classe dominante.
Na visão de Marx a classe dominada não tinha acesso a cultura, educação, saúde e alimentação de qualidade enquanto a classe dominante acumula cada vez mais riquezas.
Letra (b):
Como são as relações entre elas?
Relações de oposição, antagonismo, exploração e complementaridade. Exploração da burguesia sobre os trabalhadores.
Letra (c):
Segundo Karl Marx, como se dão as transformações em uma sociedade? Causadas pelas disputas de interesse entre os diferentes grupos sociais.
Resposta da questão nº 02:
Um dos exemplos para essa afirmação do Karl Marx está no desfazimento do bloco soviético entre 1989 e 1991 após uma crise interna e externa bastante intensa – dificuldade em conciliar as diferenças regionais e étnicas, falta de recursos para manter um estado de permanente beligerância, atraso tecnológico, excesso de burocracia, baixa produtividade, escassez de produtos, inflação e corrupção, entre outros fatores. O fim da União Soviética provocou um abalo nos partidos de esquerda no mundo todo e o redimensionamento das forças internacionais.
Resposta da questão nº 03:
Fator de crescimento cultural, moral e intelectual. A revolução está representada pela maioria, o proletariado.
Resposta da questão nº 04:
A evolução que trata essa questão precedia da comercialização, principalmente por ser grande fonte de rendimentos para os Estados e o surgimento das grandes burguesias.
Remontando a história, foi a partir do século XVI, que os artesãos e as corporações pequenas foram sendo substituídos, respectivamente, pelo trabalhador "livre" assalariado - o operário - e pela indústria. Aos poucos, surgiram oficinas organizadas por comerciantes enriquecidos que produziam mais e a baixo custo, foram esses galpões que originou a Revolução Industrial.
As máquinas e tudo mais necessário ao processo produtivo força motriz, instalações, matérias-primas - ficaram acessíveis somente aos empresários capitalistas com os quais os artesãos, isolados, não podiam competir e desistiram.
Ou seja, a manufatura não era mais necessária na visão dos evolucionistas, pois teriam a indústria.
Resposta da questão nº 05:
Muitas vezes o homem é obrigado a fazer e ser o que não é, para agradar os outros ou para seguir o que a sociedade impõe.
Resposta da questão nº 06:
...