O Trabalho de Estágio
Por: kelcy.carvalho • 20/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 243 Visualizações
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO ------------------------------------------------------------------- 02
- REFERENCIAL TEÓRICO -------------------------------------------------------- 02
- OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------- 03
- GERAL ------------------------------------------------------------------------- 03
- ESPECÍFICOS --------------------------------------------------------------- 03
- DIAGNÓSTICO DA EMPRESA E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS ------------------------------------------------------------------------- 03
- PLANO DE AÇÃO E CRONOGRAMA ----------------------------------------- 05
- AÇÃO: Implantar a rotina de acompanhamento dos candidatos selecionados no período de garantia da vaga --------------------------- 06
- AÇÃO: Concluir a descrição de cargos -------------------------------- 07
BIBLIOGRAFIA ---------------------------------------------------------------------- 08
- APRESENTAÇÃO
É notório que a aprendizagem adquirida durante a graduação fornece as bases para a formação profissional do aluno, ressaltado que é durante a prática vivencial das rotinas pertinentes ao futuro profissional que essa aquisição de conhecimentos se faz de forma mais abrangente e eficaz.
O presente trabalho consiste em um estágio em psicologia organizacional, que como descrito acima, tem o intuito de favorecer o conhecimento, a compreensão e o desenvolvimento das ações e atividades voltadas para essa área. Ele faz parte da experiência de estágio em uma empresa privada, Múltipla Educação Profissional, localizada à Avenida João XXIII, nº 1820, bairro dos noivos, em Teresina-PI, apresentando as vivências do estagiário no contexto organizacional e ressaltando ainda a importância da atuação do Psicólogo nesse contexto.
- CRENÇAS
- Confiança – Agir com coerência e ética para manter relacionamentos duradouros.
- Cooperação – Buscar formar parcerias para crescer com segurança.
- Qualidade – Priorizar a experiência prática dos professores e consultores para garantir elevado nível técnico dos serviços.
- Flexibilidade – Manter muita disposição para se adaptar às necessidades de cada cliente.
- MISSÃO
Tornar as pessoas conscientes de suas potencialidades e treiná-las para que possam desenvolver por si mesmas uma carreira de sucesso.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Trabalhar com o foco em um processo de desenvolvimento contínuo deve ser a visão de um profissional da área de psicologia. O mesmo precisa envolver-se em projetos com início, meio e fim, onde seja possível uma mensuração de resultados, além de um acompanhamento da gestão de conhecimento baseada, no que os teóricos denominam de CHA - Conhecimento (Saber), Habilidade (Saber Fazer) e Atitude (Querer Fazer).
Para Bastos e Zanelli (2004), as atividades de trabalho são fatores fundamentais na construção das interações humanas, nas suas formas de subjetivação, de constituição de agrupamentos humanos e da sociedade e no que afeta seus valores e projetos de vida. Nesse sentido, a atuação do psicólogo organizacional deve acompanhar as transformações do contexto e o desenvolvimento da organização.
Chiavenato (1999) afirma que a função dos Recursos Humanos é adquirir, desenvolver, capacitar e manter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto aos diretores da organização.
Na área organizacional, o conceito de seleção é evidente. É um processo pelo qual se escolhe os que têm as melhores aptidões ou capacidades em um grupo com características semelhantes. A seleção é um processo que inicia, na verdade, no recrutamento. O recrutamento é uma responsabilidade da área de Recursos Humanos, tal como a seleção, que objetiva pesquisar dentro e fora da empresa candidatos potencialmente capacitados para preencher os cargos disponíveis em determinada organização (CARVALHO, 1997).
O psicólogo possui várias ferramentas que podem o auxiliar na execução das atividades, entre elas podemos destacar uma que é de uso exclusivo de sua profissão, os testes psicológicos. Os testes são considerados ferramentas essenciais nas organizações no âmbito da seleção de pessoal.
A escolha de um teste psicológico deve ser feita pelo psicólogo, e este deve observar determinados fatores. Para Pasquali (1999), o psicólogo deve definir atributos e características a serem avaliados, investigar na literatura especializada os melhores instrumentos disponíveis para cada objetivo desejado e, principalmente, avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados, como sensibilidade, validade, precisão e existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira.
- OBJETIVOS
3.1. GERAL
- Vivenciar e obter conhecimentos práticos referentes à rotina de atividades pertinentes ao psicólogo organizacional, adquirindo conhecimentos sólidos para o futuro exercício da função.
- ESPECÍFICO
- Elaboração e divulgação de anúncios de vagas.
- Recrutamento e análise de currículos.
- Aprender as técnicas de entrevistas técnicas e entrevistas por competências.
- Desenvolver a prática de dinâmicas de grupo com foco em seleção de profissionais.
- Aplicação, correção e preparação de pré-laudo.
- Vivenciar a devolutiva em processo seletivo.
- Implantar a descrição de cargos
- DIAGNÓSTICO DA EMPRESA E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS
A Múltipla Educação Profissional localizada à Avenida João XXIII, nº 1820, bairro dos noivos, em Teresina-PI, é um centro de educação criado para atender às necessidades do mercado por qualificação técnica e prática. Foi criada por profissionais com muita experiência na gestão de pessoas e organizações.
A Múltipla oferece cursos de graduação e pós-graduação à distância, pós-graduação presencial, cursos profissionalizantes, workshops e palestras em várias áreas do conhecimento técnico e científico
...