O campo de ação da psicologia social
Artigo: O campo de ação da psicologia social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneila • 15/9/2013 • Artigo • 635 Palavras (3 Páginas) • 682 Visualizações
PSICOLOGIA SOCIAL
A psicologia social surgiu no século xx nos EUA a partir da 2° , como uma aréa de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, ciência política).Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazi-facismo, as grandes guerras, a auta do capitalismo contra o socialismo, etc. A psicologia social, aborda as relações entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Kurt Lewin é considerado o pai da Psicologia Social, após a Segunda Guerra Mundial.
Para alguns estudiosos, porém, a comparação entre Psicologia Social e a Sociologia não é tão simples, pois ambas constituem campos independentes, que partem de ângulos teóricos diversos. Há, portanto, uma distância considerável entre as duas, por que enquanto a psicologia destaca o aspecto individual, a sociologia se atém à esfera social.
O que a psicologia social faz é revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um individuo osposto ao grupo social. Um postulado básico dessa disciplina é que as pessoas, por mais diversificadas que sejam, apresentam socialmente um conportamento distante do que expressariam se estivessem isoladas, pois imersas na massa elas se encontram convictas de uma mente coletiva.
Segundo Aroldo Rodrigues, um dos primeiros psícologos brasileiros a escrever sobre o tema, a psicologia social é uma ciência básica que tem como objeto o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras,ou pela mera expectativa de tal interação”. A influência dos fatores situacionais no vomportamento do indivíduo frente aos estimúlos sociais.(Rodrigues, 1981).
O campo de ação da psicologia social é o comportamento, analisado em todos os contextos do processo de influencia social:
- Interação pessoa/ pessoa;
- Interação pessoa/ grupo; (grupos sociais)
- interação grupo/ grupo; (enfoques nacionais, regionais e locais).
* Estuda as relações interpessoais:
- Influências;
- Conflitos; comportamento divergente;
- Autoridade, Hierarquias, Poder;
- O pai a mãe e a familia em distintos periodos históricos;
- O pai, a mãe e a familia em distintos poríodos históricos e culturais;
- Agressão humana (violência domestica, contra idoso, mulheres e crianças);
- Trabalho e Ação Social;
- Relações de gênero, raça e idade;
- Psicologia das classes sociais, relações de poder.
- Psicanalise e questões sócio- políticas.
O homem como ser social, como um ser de relações sociais, está em permanente movimento. Estamos sempre nos transformando,
...