O processo pasicodiagnostico e as técnicas projetivas
Por: Juliana Souza • 22/9/2019 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas
Cap1: O processo psicodiagnóstico Processo psicodiagnóstico
O texto traz uma nova leitura do processo psicodiagnóstico onde abandona-se a maneira anterior de apenas cumprir as solicitações de quem requeria as avaliações, e a atuação do psicólogo era apenas de fazer uma investigação restrita sobre os aspectos determinados no encaminhamento.
A análise do por que de tal postura levantasse alguns hipóteses, considerando até uma certa insegurança no exercício da função, então o autor coloca que o psicólogo aderiu ao modelo médico, modelo este que é distante e frio de trabalho que lhe colocava no mesmo enquadramento das áreas a qual interagia.
Por outro lado alguns psicólogos se contrapuseram a tal postura fazendo totalmente oposto, mas sem diretrizes acabaram por muitas vezes perdendo o controle da situação e cometendo excessos nesta contraproposta.
Com o advento da psicanálise se transpôs agressivamente esta forma de trabalho para o psicodiagnóstico, mudando toda a dinâmica da qual se fez necessário para tal procedimento(estruturação, cronograma etc..) então da mesma forma que o psicodiagnóstico teve que distanciar da forma a médica também se fez necessário ponderar a influência psicanalítica no seu processo.
O autor aponta o caminho de maturação percorrido pelo profissional do psicodiagnóstico, assemelhando-se ao desenvolvimento psíquico de um indivíduo, passou pelas fases de repetição de modelos, contestação e discordância de tais modelos, por fim elaboração de métodos próprios as necessidades e peculiares de sua atividade.
Hoje temos um modelo estruturado, com formalização de postura conduta e procedimentos e tempo acordados contratualmente de tudo o que será desenvolvido os objetivos claros e bem elaborados sobre o que será feito qual o prazo o que será buscado e elaborado o diagnóstico e um prognóstico.
OCAMPO, M. L. S. et al. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. 11.
ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
...