Os Processos do psicodiagnóstico e as técnicas projetivas
Por: larybeto • 17/11/2017 • Dissertação • 584 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Universidade Paulista
Alunas: Any Caroliny Silva Pires de Almeida RA: C22JEC- 8
Larissa Silva Oliveira RA: T58712-3
Processos do psicodiagnóstico e as técnicas projetivas
O psicodiagnóstico era visto como um cenário em que o psicólogo utiliza um teste em um paciente e partindo desse relacionamento com o mesmo, tinha por objetivo principal, a apuração dos impulsos expressados. Concluindo a utilização do teste, despedia-se o paciente e encaminhava ao remetente um informe feito de acordo aos testes, incluindo detalhe por detalhe. Por meio dessa vontade de expor cada detalhe do que ocorreu entre ele e o paciente, ocultava uma inquietação vinda de sua insegura identidade profissional.
O psicólogo atuou bastante tempo com um padrão parecido ao modelo clínico, se distanciando do seu paciente com a finalidade de ter uma ligação que não lhe atrapalhasse na sua atuação. Deste modo, utilizavam-se os testes como se eles constituíssem em si próprios o propósito do psicodiagnóstico, para desviar-se de concepções e emoções que impulsionavam os afetos. Porém, ainda tinha alguns psicólogos que preferiram se aproximar de forma mais fidedigna com o paciente.
Os psicólogos optaram por aderir à psicanálise como o modelo de seus trabalhos, devido o seu crescimento no campo universitário. Em vista disso, sabemos que a teoria e a técnica psicanalítica manifestaram no psicólogo um domínio substancial que o auxiliou a compreender o que ocorria em sua relação com o paciente, alcançando assim, uma grande emancipação de visões e práticas.
Caracterização do processo psicodiagnóstico
O processo psicodiagnóstico é um cenário onde envolve o psicólogo, o paciente, ou um grupo familiar, cuja intenção é chegar a uma explicação e entendimento o mais convincente e ampla possível da personalidade do indivíduo ou do grupo familiar, utilizando técnicas como entrevistas, técnicas projetivas e entrevistas de devolução.
Objetivos
A averiguação psicológica deve ter em mãos completas considerações e respostas da originalidade do paciente. Com isso, chegando ao resultado do caso, envolvendo questões patológicas e adaptativas, deverá encaminhar para tratamentos terapêuticos convenientes.
Momentos do processo psicodiagnóstico
O primeiro momento refere-se à entrevista inicial com o paciente, o segundo baseia-se na utilização de testes escolhidos de acordo com o caso. O terceiro e quarto momento são de entrega de resultados aos pacientes ou pais e pela descrição do informe para o profissional que o encaminhou.
Enquadramento
O enquadramento são fatores que intervêm no processo do psicodiagnóstico. São eles: explicação das funções pertinentes, locais onde serão as entrevistas, horários e duração do processo e honorários.
O mais aconselhável no enquadramento é que o psicólogo tenha uma conduta permeável e aberta para não determinar situações que depois se transformem em intoleráveis e que afete o paciente.
...