O programa de formação em psicologia
Seminário: O programa de formação em psicologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristandrade95 • 30/4/2014 • Seminário • 985 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
OBSERVAÇÃO
MONIQUE C. DE ANDRADE B86GID-5
Campos Assis – São Paulo
2013
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
OBSERVAÇÃO
Trabalho apresentado para disciplina de
Atividades Praticas Supervisionadas,
sob a orientação da Professora Marisa
Silva.
Campos Assis – São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Crianças na faixa etária dos 6 – 12 anos é comum em seu comportamento...
2. OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo que nós alunos de psicologia aprendamos técnicas de observação e que coparemos o conteúdo observado com as teorias dadas na disciplina.
3. JUSTIFICATIVA
A partir desta pesquisa pretendemos despertar reflexões sobre a criança em seu ambiente natural, observando e compreendendo o desenvolvimento cognitivo, a construção de seu conhecimento na sociedade em que vive, tomando como referencia para tal observação a Teoria de Piaget.
4. METODOLOGIA
A observação foi realizada no Instituto Lar do Menor em Paraguaçu Paulista, onde utilizamo-nos de papel e caneta para as anotações necessárias da observação de uma criança do sexo masculino de 11 anos. Esta atividade só foi realizada após a autorização do responsável pela criança do instituto através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
5. RESULTADO
Observação realizada no dia 28 de março de 2013, das 14h00min às 14h30min.
A criança estava em uma atividade na sala de filmes onde havia sofás e poltronas, onde justamente quando chegamos iria começar o mesmo. Um menino de cor parda, cabelos pretos, aparentemente de 1,60 de altura. Ele usava camiseta preta e bermuda vermelha com estampa. Estava descalço e mostrava-se bastante interessado no filme que iria começar.
A criança ficou o tempo todo sentada no sofá da sala de vídeo assistindo a um filme de gênero livre (HOBBIT). Em grande parte do tempo ficava com as mãos mexendo na boca, orelha e pés, porém prestando atenção no filme, olhando sempre para a TV. Desde o momento que sentou no sofá (com os pés em cima do mesmo), não se levantou em nenhum instante. Por poucas vezes desviou o olhar para fora da sala onde estavam seus amigos correndo e fazendo outras atividades.
Em alguns instantes seus amigos tentaram chamar sua atenção, conversando, falando algo perto de seu ouvido, tocando em seu ombro, porém ele estava o tempo todo focado no filme. Quando dois de
...