TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é abuso sexual

Artigo: O que é abuso sexual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Artigo  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 14

INDICE

1- O QUE É ABUSO SEXUAL?

2- PERFIL DO ABUSADOR;

3- PRINCIPAIS SINAIS DE ABUSOS SEXUAIS E SINAIS FISICOS;

4- REFLEXOS DO ABUSO NA ESCOLA;

5- COMO A ESCOLA DEVE LIDAR DIANTE DO PROBLEMA?

6- REFLEXO DO ABUSO NA FAMILIA;

7- PORQUE AS CRIANÇAS NÃO CONTAM QUE ESTAO SENDO ABUSADAS?

8- LEIS QUE AJUDAM A CRIANÇA (ECA).

1

O QUE É ABUSO SEXUAL?

O abuso sexual ocorre quando alguém ‘‘geralmente um adulto’’ usa uma criança ou um adolescente para se satisfazer sexualmente. O abusador geralmente ao praticar o abuso sexual toca fisicamente a vítima, mas pode haver abuso sexual sem o toque físico. O abusador pode tocar a vítima sob forma de carícias, tanto como um beijo, ou alisadas, seja nos seios ou em outras partes do corpo (inclusive os órgãos genitais), às vezes chegando a manter relações sexuais: tanto vaginal quanto anal. Há muitos casos de gravidez decorrente de abuso sexual. Contato físico é certo, mais um grave que um constrangimento verbal. Mas é necessário que qualquer abuso constitua uma violação do caráter sagrado e da integridade da pessoa humana e provoca sempre um traumatismo. Constrangimento verbal designa: uma solicitação sexual direta; o uso de termos sexuais; a sedução sutil; a insinuação. Tudo em relação a uma pessoa que não o deseja ouvir.

O constrangimento visual refere-se: ao emprego de material pornográfico; ao olhar que insiste sobre certas partes do corpo; ao fato de se despir, de se mostrar nu, ou de praticar ato sexual á vista de alguém. Aqui também, sem que a pessoa o deseje.

Constrangimento psicológico designa: a violação da fronteira entre relacional e o sexual(um interesse excessivo pela sexualidade de seu filho/a) ou entre o físico e o sexual(lavagens repetidas;um interesse muito marcado pelo desenvolvimento físico de um adolescente).

2

PERFIL DO ABUSADOR

O Abusador é uma pessoa comum, que mantém preservadas as demais áreas de sua personalidade, ou seja, pode ter uma profissão destacada, uma família ou ate ser repressor e moralista, podendo ser considerado um individuo normal. É, no entanto perverso, e necessita da fantasia de poder sobre sua vitima, uma das sensações despertadas no corpo da criança ou adolescente para subjugá-la, incentivando a decorrente culpa que surge na vitima. O maior dano que ele causa é a mente da criança, invadida por concretização das fantasias sexuais próprias da infância e que deveriam permanecer apenas em seu imaginário. Essa concretização precoce desta fantasia pode explicar a evolução de abusado para abusador, uma vez que a criança pode ficar aprisionada nesta pratica infantil do sexo e nas suas numerosas implicações psicológicas doentias apenas mudando de lado quando se torna adulto, permanecendo assim na cena sexual infantil traumática.

3

PRINCIPAIS SINAIS DE ABUSOS SEXUAIS E SINAIS FISICOS

- Distúrbio de sono e Apetite;

- Ansiedade;

- Agressividade;

- Baixa estima;

- Depressão;

- Isolamento social;

- Dificuldade de aprendizagem e concentração;

- Fuga ou relutância em voltar para casa;

- Comportamento inapropriado para sua idade;

- Doenças Sexualmente Transmissíveis;

- medo de adulto ou medo constante;

- Fantasias excessivas, pesadelos;

- Dor ou inchaço nas áreas Genitais ou Anais;

- Feridas, Irritações, Hemorragias nas zonas Genitais ou Orais;

- Infecções Sexualmente Transmissíveis.

4

REFLEXOS DO ABUSO NA ESCOLA

A escola é um local onde as crianças revelam aos adultos o que sabem, mas os segredos familiares representam um conhecimento do qual elas não podem sequer saber que sabem. Esta situação, na qual a criança não pode permitir a si mesma saber o que sabe, ou dizer o que conhece, leva freqüentemente ao fracasso escolar, à inibição cognitiva ou à oligotimia. A criança ou o adolescente abusado sexualmente pode perder o desejo pela aprendizagem, apresentando condutas diferentes daquelas que até então mostrava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com