O que é motivação?
Tese: O que é motivação?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ilenilde • 24/6/2014 • Tese • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 356 Visualizações
1) O que é motivação?
É algo tão complexo para ser comentado motivação é algo intrínseco, que vem de dentro de cada um, para ser comentado não há uma só teoria. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice – versa, não há uma fórmula geral sobre motivação, ninguém consegue está motivado o tempo todo. Para Chiavenato “para compreender a motivação humana, o primeiro passo é o conhecimento do que a provoca e dinamiza. A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas”. Entende que o líder deve estar sempre procurando conhecer os fatores de motivação de sua equipe. Para tanto, deve indagar das aspirações de seus colaboradores e verificar se a organização tem sido capaz de satisfazê-las. Realmente, é difícil imaginar que um colaborador procure atingir os objetivos de uma cooperativa, sem que a mesma, não lhe ofereça meios para que seus objetivos pessoais sejam realizados
2) Explique o que é necessidade, impulso e recompensa?
Necessidade:
Impulso:
Recompensas: isto é, relacionada à sua produtividade e ao alcance dos seus objetivos individuais. Se um indivíduo tem por seu objetivo mais importante obter um maior salário e se ele trabalha na base uma remuneração por produção, poderá ter
uma motivação a mais para produzir mais devido à recompensa percebida que ele
vai receber (CHIAVENATO, 2005).
3) Comente como funciona o processo motivacional?
4) Quais as principais teorias de conteúdo da motivação? O que elas têm em comum?
5) Explique a teoria da hierarquia das necessidades?
Dentro de todo ser humano existe uma hierarquia de necessidades
A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
6) O que são necessidades de baixo nível e de alto nível? Como funcionam?
7) Explique a teoria ERG?
Clayton Alderfer propõe uma teoria sobre motivação que muito se assemelha ao modelo de Maslow, conhecida pelo nome de teoria ERG – Existência, Relacionamento e Crescimento (em inglês: Existência, Relatedness, Growth). Na sua proposta, ele diminui a hierarquia de Maslow, condensando as necessidades de auto-realização e estima em crescimento (Growth), dando ao afeto o nome de Relacionamento (Relatedness) e às necessidades fisiológicas o nome de existência.
8) Explique a teoria dos dois fatores?
“Herzberg formulou a chamada teoria dos dois fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas em situações de trabalho. Para ele, dois fatores orientam fortemente o comportamento das pessoas.” (CHIAVENATO, 2005, p. 223),
Fatores higiênicos - são também denominados fatores extrínsecos ou ambientais que vem de fora, estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrange todas as restrições na qual cada um desempenha o seu trabalho.
Fatores motivacionais - são denominados de intrínsecos também por que estão relacionados com o conteúdo cargo de cada um e com a natureza de suas
execuções (CHIAVENATO, 2005). A característica mais importante observada dos
fatores motivacionais é que, quando são bons, elevam a satisfação das pessoas no
seu trabalho. Já quando é ao contrário essa satisfação não existe.
9) Explique a teoria das necessidades aprendidas?
Essa teoria foi desenvolvida por David McClelland, ela enfoca três necessidades: realização, poder e associação. Segundo Robbins (2005), ele define assim cada uma delas.
● Necessidade de realização: busca da excelência, para se realizar em determinados padrões, de lutar pelo sucesso desejado.
● Necessidade de poder: fazer com que as outras pessoas se comportem através do comando de um líder de um modo que não variam naturalmente.
● Necessidade de associação: é o desejo de se relacionar com outras pessoas mais próximas e amigáveis.
10) Faça uma comparação entre as teorias de conteúdo da motivação?
11) Explique a teoria da definição de objetivo?
A Teoria da Definição de Objetivos desenvolvida por Edwin Locke parte do principio de que os indivíduos concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um individuo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade.
Por exemplo, quando um indivíduo vai estudar para uma avaliação, ele não estuda sem rumo, sem objetivos... Para que ele esteja motivado é preciso que existam objetivos concretos, metas; o indivíduo precisa se organizar para avaliar o conteúdo que a avaliação vai abranger e em qual ordem começará a estudar o material que ele tem disponível, para que atinja seu objetivo de obter uma boa nota.
12) O que é auto-eficácia e retroação autogerada?
Auto-eficácia: é a crença na habilidade pessoal de desempenhar com sucesso determinadas
...