O trabalho de Wilhelm Wundt
Resenha: O trabalho de Wilhelm Wundt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavvya • 7/9/2014 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 635 Visualizações
A obra de Wilhelm Wundt (Capítulo 4) e o seu fruto, a escola de pensamento denomi 31 nada estruturalismo (Capítulo 5), se desenvolveram a partir dos trabalhos iniciais no campo da filosofia e da fisiologia. Seguiu-se a isso o funcionalismo (Capítulos 6, 7 e 8), comportamen talismo (Capítulos 9, 10 e 1) e a psicologia da Gestalt (Capítulo 12) que, ou evoluiram a partir do estruturalismo, ou se revoltaram contra ele. Num curso de tempo mais ou menos paralelo, embora sem analogia quanto ao objeto de estudo, aos métodos ou aos objetivos, a psicanálise (Capítulos 13 e 14) decorreu da reflexão filosófica sobre a natureza do inconsciente e das tentativas da psiquiatria no sentido de tratar os doentes mentais.
Tanto a psicanálise como o comportamentalismo geraram algumas subescolas. Na déca da de 50, desenvolveu-se o movimento da psicologia humanista como reação ao comportanien talismo e à psicanálise, incorporando princípios da psicologia da Gestalt. Por volta de 1960, o movimento da psicologia cognitivista desafiou com sucesso o comportamentalismo, e a defi nição da psicologia mudou outra vez, O principal aspecto dessa modificação foi o retomo ao estudo da consciência e de processos mentais ou cognitivos. A psicologia, que ‘perdera a cabeça” na revolução comportainental, recupera-a nesse momento. Esses acontecimentos estão descritos no Capítulo 15. Você vai ver que há uma progressão evidente no processo evolutivo que distingue a histótia da psicologia, um processo que continua em nossos dias.
...