Wilhelm Wundt
Trabalho Escolar: Wilhelm Wundt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anairaM • 12/10/2013 • 249 Palavras (1 Páginas) • 1.215 Visualizações
Wilhelm Wundt
Nasceu na Alemanha a 16 de Agosto de 1832 e morreu, com 88 anos, a 31 de Agosto de 1920.
Medico, psicólogo e filósofo alemão, Woundt é considerado o fundador da psicologia experimental.
Em 1862, deu o primeiro curso de psicologia científica, que naquela altura era considerada um ramo da filosofia.
Wilhelm Wundt dedicou a sua vida á definição da psicologia como uma disciplina independente capaz de estabelecer ligações entre as ciências naturais e sociais.
- Primeiro Laboratório de Psicologia
Wilhelm Wundt criou, na Alemanha, o primeiro laboratório de pesquisa em psicologia. Ele acreditava que os psicólogos deveriam investigar a consciência humana, suas relações e interações. O seu método é, em geral, chamado de estruturalismo.
Para Wundt e os seguidores da sua teoria, as operações mentais resultam da organização de sensações elementares que se relacionam com a estrutura do Sistema Nervoso.
Wundt define como objeto da Psicologia o estudo da mente, da consciência e é no seu laboratório, em Leipzig, que ele vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência. As principais questões que ele colocava eram: Como se relacionam? Como se associam? Haveria uma conceção? Haveria uma associação ou um associacionismo? Etc.
Para atingir os seus objetivos, Wilhelm Wundt, utilizou como método a introspeção controlada. Este método consistia em fornecer variados estímulos a sujeitos e estes tinham de descrever o que sentiam. Para ele, este era o único método permitia o acesso à experiencia do consciente.
Em 1881 fundou a revista Phylosophische Studien e publicou diversos estudos.
Video sobre Wilhelm Wundt :
http://www.youtube.com/watch?v=MHUVNQNCqcw
Bibliografia:
http://www.psicoloucos.com/Wilhelm-Wundt/biografia-de-wilhelm-wundt.html
...