Uma Visão Panorâmica Da Psicologia Científica De Wilhelm Wundt.
Monografias: Uma Visão Panorâmica Da Psicologia Científica De Wilhelm Wundt.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ketf • 3/12/2013 • 290 Palavras (2 Páginas) • 1.628 Visualizações
Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt.
Wundt foi um dos principais fundadores da psicologia cientifica, sua relação com a filosofia e seu pensamento filosófico é meio desconhecido para psicólogos contemporâneos, não se tem até hoje um claro entendimento de sua obra.
Como precedentes de Wundt : Schopenhauer, Kant, Hegel entre outros. O fato da psicologia não ter sido a psicologia e sim a filosofia que ocupou o lugar central no projeto intelectual, que fugiu a atenção de muitos de seus interpretes.
O pensamento dele diz a respeito a seu projeto de uma psicologia cientifica.
Experiência: Unitário e coerente: objetivo (coloca em ênfase o mundo externo, abstrai o individuo da experiência) ou subjetivo (mundo interno, subjetivos da experiência e suas relações reciprocas) ciência empírica, natural; (experiência mediata) e a psicologia (experiência imediata) ou seja, o externo é mediata por causa da características construtivas do sujeito da experiência. e o interno é imediata, não havendo mediação ao mundo subjetivo. A experiência consciente imediata é composta de elementos básicos, que podem ser divididos em sensações e sentimentos.
De todas as ciências empíricas, Wundt considera que a psicologia é aquela que resulta mais contribuições para a investigação dos problemas gerais do conhecimento e da ética, os dois principais domínios filosóficos para ele.
Wundt também postulou a percepção interna como o meio de investigação, A percepção interna é a análise que a mente faz dela própria para observar e relatar seus conteúdos.
Por fim, é essencial destacar que Wundt defende que o estudo da experiência consciente imediata é limitado, pois possibilita apenas o conhecimento de processos psicológicos simples. Os processos mentais só poderiam ser estudados por meios não experimentais, tais como a análise comparativa das culturas e a investigação histórica.
...