O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Tese: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edualencar • 31/5/2013 • Tese • 450 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva apresentar resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas municipais da cidade de Linhares ES sobre o desenvolvimento da educação básica (IDEB).
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolares, e médios de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.
A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais na cidade de Vitória de Santo Antão - PE (Escola Antonio Dias Cardoso e) em forma de um questionário contendo cinco perguntas, sendo elas, o resultado do IDEB, se o mesmo fazia parte da meta da escola, se a escola realizou algum trabalho para o resultado do IDEB, se o resultado não foi satisfatório quais as propostas de intervenção para superar as possíveis dificuldades e como a escola articula o resultado do IDEB com a melhoria da qualidade do ensino. Visando identificar o resultado e conhecimento sobre o IDEB.
DESENVOLVIMENTO
1- Qual o resultado do IDEB de sua escola?
2,6
2- O resultado do IDEB alcançado fazia parte da meta da escola? Justifique:
Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.
3- Foi realizado na escola, algum trabalho preparatório para a avaliação do IDEB?
4- Caso o resultado não tenha sido satisfatório, quais a propostas de intervenções para superar as possíveis dificuldades?
5- Como você articula o resultado do IBEB com a melhoria da qualidade do ensino?
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
...