ONDE ESTÃO OS SENTIMENTOS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO?
Por: OhradioZack . • 28/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 305 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
ONDE ESTÃO OS SENTIMENTOS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO?
O artigo se inicia levantando algumas questões, porém o mesmo se enfoca em uma pergunta específica: Onde estão os sentimentos na análise do comportamento?
A autora define sentimento como “comportamentos respondentes de subprodutos de contingências operantes”, que nada mais seria uma mudança ocorrida na condição do corpo, como o aumento dos batimentos cardíacos. Outra definição importante é a diferença entre, emoção e sentimento, emoção pode ser entendida como estados corporais referentes a acontecimentos fisiológicos, sendo assim um comportamento respondente, logo os sentimentos seriam os processos verbais, podendo ser entendido como comportamento operante.
Há uma correlação entre diversos sentimentos e as diferentes contingências que atuam no meio, assim o indivíduo sente e se modifica quando sua interação com o mundo se transforma, e de acordo com o que é citado o sentimento é de extrema importância já que o mesmo pode nos trazer grandes informações sobre a contingência que o indivíduo vive, parte essa que é fundamental em um intervenção psicológica comportamental.
Cada indivíduo pode denominar um certo sentimento de forma diferente, por isso seria necessário ao terapeuta ensinar o indivíduo a entender descrever e esclarecer os sentimentos que sente, assim pode-se identificar por que tal comportamento é emitido diante de uma situação. Outra ressalva importante é que os sentimentos não devem ser tratados como causa interna que explicam o comportamento, o comportamento é a interação do indivíduo com o meio, os sentimentos então seria a consequência dessa interação e não a causa.
Portanto a resposta da pergunta inicial é respondida: O sentimento serve para entender as contingências que o indivíduo está envolvido, e quais as classes de respostas que pode ser desencadeadas com essa interação, portanto o sentimento não é a explicação do comportamento, mas sim o fruto de uma interação do indivíduo com o ambiente sendo consequências e não uma causa.
...