Obesidade infantil
Por: 2905199115121980 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 521 Palavras (3 Páginas) • 377 Visualizações
Obesidade Infantil
A obesidade infantil é considerada hoje uma doença crônica causada por vários fatores que contribuem para um acúmulo excessivo de gordura corporal. Outro fator relevante que leva a obesidade infantil está relacionado à genética e/ ou às condições sedentárias de vida e consequentemente são acometidos por patologias tais como: cardiovasculares, diabetes, hipertenso entre outra.
Gerando complicações psicológicas entre eles a baixa estima que é o principal fator que gera depressão, ansiedade, exclusão do meio social, comportamento agressivo e a perda o interesse de interagir com outras crianças.
Atualmente tem ganhado uma atenção dos órgãos competentes os quais vêm desenvolvendo estudos para intervir e amenizar, mas não tem alcançado o objetivo desejado uma vez que a sociedade está submersa ao um conceito distorcido sobre um corpo perfeito e hábitos alimentares. A rotina que impera na sociedade tem influências direta no cotidiano familiar e consequentemente nas mudanças alimentares onde geram impacto negativo na alimentação de crianças e adolescentes que são inseridos e incentivados pela a mídia a se alimentarem principalmente de fasta food gerando assim carência de nutrientes, vitaminas e excesso de gorduras.
Hoje por mais que tenha um acompanhamento médico o fator psicológico tem se mostrado o principal causador da obesidade com enormes transtornos tais como ansiedade, onde a criança busca no alimento refúgio para alivio de suas frustações, onde o mesmo acaba comendo compulsivamente por não conseguir lidar com situações diversas.
Embora já existam meios de avaliação muitos não têm sido eficaz para definir a causa da obesidade, onde o diagnostico muitas vezes tardio nem sempre são 100% confiável.
Concluímos que uma grande parte da população (crianças e jovens) vem sofrendo com a obesidade, isso nada mais é que um reflexo dos pais e de uma sociedade que vem impondo normas e condições que, de certa forma obriga inconscientemente essas crianças a alcançar objetivos e estilos de vida que geram uma grande pressão, ansiedade e muitas vezes frustração. E muitos acabam encontrando um “escape” na comida e com isso acabam dependentes do alimento em grandes quantidades e curtos intervalos entre uma refeição e outra, sendo essas na maioria fast food.
...