Objetivos da psicologia jurídica
Artigo: Objetivos da psicologia jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ares • 15/6/2014 • Artigo • 333 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Caso 11
As causas citadas pelo sociólogo são visões reais que presenciamos na sociedade a todo tempo, inclusive uma está interligada com a outra. Escolhi para dissertar, a banalização da violência, um tema que é muito presente no nosso dia a dia em sociedade.
Nos dias de hoje é muito comum casos de crimes cruéis e monstruosos motivados, muitas vezes por motivos banais e fúteis. Crianças de dez, doze anos de idade que começam a usar da violência, como vingança pessoal para soluções de seus conflitos, arquitetando planos cruéis e até diabólicos, se fazendo de exemplo para tantas outras crianças que buscam resolver seus conflitos da mesma forma, o Brasil infelizmente ainda não tem um politica de resolução e prevenção desses crimes ‘’precoces’’, da educação das crianças, de um sistema que seja a favor da infância e da juventude que por algum motivo sofreram algum trauma infantil ou porque foram abandonados por seus pais e responsáveis, ou por qualquer que seja o motivo dessa horrível realidade em que vivemos e presenciamos nos dias de hoje.
caso 1
A partir dos anos 60 é que a Psicologia Jurídica começa a ganhar, ainda que lentamente, espaço e reconhecimento no Brasil. A princípio era especificamente destinado à área criminal, onde o enfoque era os adultos criminosos e os adolescentes infratores. Apenas em 1984 que o psicólogo passou a ser reconhecido legalmente pela instituição penitenciária. É importante reforçar a importância da Psicologia e do Direito através da área criminal e a importância dada à avaliação psicológica. No entanto, a demanda pelo trabalho dos psicólogos não existe apenas no campo do Direito Penal, outro campo em ascensão é a participação do psicólogo nos processos de Direito Civil. Dentro do Direito Civil, destaca-se o Direito da Infância e Juventude. A tarefa dos setores de psicologia é, basicamente, a perícia psicológica nos processos cíveis, de crime e, eventualmente, nos processos de adoção. O trabalho do psicólogo foi ampliado, envolvendo atividades na área pericial, acompanhamentos e aplicação das medidas de proteção ou medidas socioeducativas.
...