Observação de uma criança de 0 a 2 anos
Por: nataliapl • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 1.336 Visualizações
NATÁLIA ALINE PEREIRA LEITE
OBSERVAÇÃO DE UMA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS
São José dos Campos - SP
2015
NATÁLIA ALINE PEREIRA LEITE
OBSERVAÇÃO DE UMA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS
Trabalho apresentado como requisito parcial à Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital, Curso de Psicologia - UNIP, ministrada pelo Prof. Rodrigo
São José dos Campos - SP
2015
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostrará a descrição de uma criança observada que possui apenas 1 ano e 3 meses. Esta observação foi relacionada com o livro A criança em crescimento de Boyd e Bee (2011), entre 0 e 2 anos, a partir do qual foi possível compreender as diversas áreas de desenvolvimento de uma criança, entre eles: cognitiva, física, social e personalidade.
2 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO
No dia 23 de março de 2015, foi realizada a observação da criança LDA, em uma instituição.
LDA tem 1 ano e 3 meses. Pode-se observar que no início ela engatinhava e se apoiava em um brinquedo com a mão direita para se levantar, consegue dar apenas dois passos começando com o pé esquerdo e caiu novamente.
Ao cair, ela pegou um brinquedo com a mão direita e a professora ofereceu-lhe outro brinquedo e ela pegou com a mão esquerda, mas o soltou em seguida.
A professora insistiu em dar o brinquedo e ela aceitou por curto tempo; ela também mostrou um brinquedo com estilo de um túnel para LDA passar só que ela ignorou e ficou dando volta ao redor do brinquedo.
LDA conseguiu andar bastante até outro brinquedo, mas em uma velocidade muito rápida para conseguir se equilibrar e deixou cair o chocalho que estava na mão direita, se abaixou e pegou o chocalho novamente.
A professora tentou chamar a atenção dela, que olhou, sorriu e tentou subir outro brinquedo com o apoio da perna esquerda e soltou novamente o brinquedo da mão direita.
A professora colocou a criança em cima do brinquedo e ela olhou para trás para ver como suas pernas se encaixaram ao subir. Este brinquedo é como se fosse um escorredor e ela desceu este brinquedo engatinhando. Ao descer totalmente, apoiou em um cubo de brinquedo com a mão esquerda, levantou-se com a ajuda da professora e deixou o sapato do pé esquerdo ao descer o escorregador.
Ao se dar conta da nossa presença, LDA se aproximou, mas saiu rapidamente em direção ao escorregador, dando passos rápidos mais uma vez.
LDA se apoiou com as duas mãos no escorregador, deu um impulso com o joelho direito, colocou a mão direita na parede e depois a esquerda, notou que com a esquerda ela não ia conseguir e retornou a mão direita na parede.
LDA desistiu de subir e desceu engatinhando, apoiando na mão esquerda; ao colocar a mão direita a esquerda perdeu força e ela caiu. A professora colocou-a de pé e tirou o outro sapato dela, então ela começou a andar com o pé direito e caiu sentada.
Ao cair, ela pegou um brinquedo com a mão direita, analisou com as duas mãos e engatinhou com o brinquedo. LDA pegou então uma bolinha, mas o
brinquedo que ela tinha pegado antes chamou mais a atenção dela e ela soltou logo em seguida a bolinha. Sentada novamente, ela analisou o brinquedo com as duas mãos e o jogou longe.
Ela vai engatinhando novamente em direção ao escorregador e se apoiou com as duas mãos para se levantar e com a perna esquerda para tentar subir. A perna esquerda não deu o impulso desejado e então ela tentou com a perna direita e conseguiu subir. LDA se apoiou novamente com as duas mãos na parede e mais uma vez não conseguiu subir. Desistindo, ela desceu apoiando na mão esquerda e, em seguida, colocou a mão direita e a perna esquerda.
Ao descer totalmente do brinquedo, ela engatinhou em direção a um brinquedinho, sentou, tirou a chupeta, colocou o brinquedo na boca, soltando-o em seguida. LDA pegou outro brinquedo e repetiu colocando-o na boca e com o brinquedo na mão ela ouviu a televisão e começou a dançar sentada.
LDA desistiu da dança e levou o brinquedinho para a criança que estava na cadeirinha, mas pegou o brinquedo logo em seguida e se levantou, colocou o brinquedo na boca e começou a andar e a professora pegou-o porque ela foi em direção à outra sala.
LDA sentou-se e observou outros brinquedos, pegou o chocalho e começou a bater no chão, desistiu do chocalho e pegou outro brinquedo e colocou na boca. Então ela engatinhou com o brinquedo na boca em direção ao escorregador e apoiou com as duas mãos e a perna esquerda; ela se desequilibrou e a professora foi ajudá-la; ela apoiou as duas mãos na parede, virou e se apoiou com as duas mãos no cubo que dá segurança ao descer do escorregador, mostrou a língua, tentou falar algumas palavrinhas e fez sinal com a mãozinha porque ouviu a música “Meu pintinho amarelinho” na televisão e desceu do escorregador se apoiando com as mãos no cubo e andou rapidamente para não perder o equilíbrio, sentou-se e mexeu em outro brinquedo.
LDA atravessou o túnel engatinhando, ao sair, continuou engatinhando em direção ao escorregador apoiando com mão esquerda, pegou um brinquedo que se encontrava no escorregador, desistiu de subir, colocou o brinquedo na boca e sentou. Ao se sentar, olhou para o cubo, deixou o brinquedo e levantou apoiando com a mão esquerda, e saiu andando novamente com passos rápidos em direção à outra sala, mas a professora o impediu. Então, ela voltou andando rapidamente para
o escorregador e se apoiou com as duas mãos e com a perna direita, ela conseguiu se manter por pouco tempo em cima do escorregador e desceu.
Ela foi andando em direção a outro brinquedo e sentou, o brinquedo era amarelo e ela fez sinal para a professora como se fosse o “Pintinho amarelinho”. Logo em seguida, ela se levantou, foi até outro brinquedo e sentou, engatinhou novamente e pegou outro brinquedo com a mão direita e o jogou longe.
Engatinhou mais uma vez, se levantou com apoio de uma grade de brinquedo e soltou um grito.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E OBSERVAÇÃO
Segundo
...