TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Manicômios, Prisões e Conventos

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

Manicômio, prisões e conventos

Introdução: Uma instituição total, é a onde muitas pessoas tem com definição de residência e trabalho onde um grande número de pessoas separados da sociedade de leva uma vida fechada baciada em regras, realizado todos  os aspectos de uma vida em um mesmo local e sob uma vida pessoal e do seu papel social. A ideia principal é mostra aos leitores como são os institutos (prisões ou hospitais de doentes mentais), o livro trata de instituições de modo geral. O foco é mostra o mundo do internato, não no mundo pessoal de pacientes ou funcionários.

Essas características da instituição, age sob o internato de maneira que o seu eu passa por varias transformações dramáticas do ponto de vista pessoal do seu papel social.  

As características das instituições totais

I – Os estabelecimentos sociais, instituições são locais como salas, conjuntos de salas, edifícios ou fabricas a onde ocorre varias atividades. Algumas instituições, ocorre varias atividades  onde o individuo tem consciência de obter o seu status social, outras instituições, proporcionam um local com atividades que são consideradas opcionais, que utiliza o tempo que sobrou de outras atividades que são consideradas mas serias. O livro usa as instituições isoladas que é, considerada como natural e produtiva porque os seus participantes parecem ter aspectos em comum.

II – Todas instituições tem tendências de “fechamento” quando verificamos, as diferenças de cada instituição mas “fechadas” do que outras. O fechamento é simbolizado pela barreira a relação social com o mundo externo, e por proibições á saída que muitas vezes estão incluídas no esquema, físico. Por exemplo – portas fechadas, paredões  altas, arame farpado. Estabelecimentos com essas características o autor dar o nome de instituições totais a onde ele explora as características gerais desse ambiente.

As instituições de nossa sociedade são as instituições criadas para cuidar de, si mesma e que também ameaçam a comunidade maneira não-intensional. Terceiro tipo de instituição total é organizado para proteger a comunidade contra perigos intencionais.

III – Na sociedade moderna o indivíduo  consegue fazer coisas simples como, dormir, brincar, e trabalhar em diferentes lugares e com diferentes pessoas, e com diferentes autoridades. Já nas instituições totais não existem esses aspectos. Em primeiro lugar todos os aspectos básicas são realizados sobre um único lugar e uma única autoridade.  Em segundo lugar todas as atividades são realizados em grupos grandes, a onde todos são obrigados a participarem das atividades diárias que são rigorosas, todos são obrigados a fazer tudo em conjunto com um tratamento igual entre eles. Em terceiro lugar todas as atividades diárias são rigorosamente estabelecido em horário, pois todas as atividades já tem um tempo previsto para ser desenvolvido, todas as atividades são compostas de regras formais explícitas e um grupo de funcionários.

Essas características, podem ser encontrados em outros locais, além de instituições totais.

Na instituição totais, existem uma divisão básica, de internados, e uma pequena equipe de supervisão. Geralmente os internados vivem na instituição e tem contato restrito com a sociedade já a equipe muitas vezes tem um contrato de 8 horas por dia e está integrada ao mundo externo.

O mundo do internato

I – As caracteristicas as características das instituições totais, não substituem algo que já está formado na cultura, estamos diante de algo mas limitado do que aculturação ou assimilação. Se acaso ocorre alguma mudança cultural, talvez pode se referir ao afastamento de algumas oportunidades de afastamento ou de comportamento ou até mesmo do fracasso para acompanhar o mudanças sociais recentes no mundo externo. Por isso, se tempo for muito longo no internato, por acontecer que ele volte ao mundo exterior, o que foi nomeado de “desculturramento”, isso significa, que se torna temporariamente incapaz de enfrentar alguns aspectos de sua vida diária.

II – Dentro da instituição o seu eu acaba sendo modificado, padronizado pela barreira entre o mundo externo e o mundo interno, colocado pela instituição. Nas instituições chega a ser mais rígida do que na vida civil, a participação nas instituições chega a ser mais complexa pois a separação entre o internato e o mundo mas amplo dura o tempo todo e pode continuar por vários anos. Em muitas instituições totais, inicialmente proíbem as visitas vindas de fora.

Nas instituições totais, o eu dos internados são violados, as fronteiras que o indivíduo estabelece do se ser e do seu ambiente é invadida  e assim, as encarnações do seu eu são modificada.

Quando o eu é modificado, fatos e comportamentos são registrados em um dossiê que fica a disposição da equipe diretora.

III – Alguns ataques são mais diretos ao eu, varias formas de desfiguração que acontece dentro do internado que acaba afetando a concepção do eu.

Em uma instituição total as atividades de uma pessoa tem regulamentos e julgamentos da equipe diretora; a vida no internato é constantemente penetrada pela interação de regras  que vem de cima, cada aspectos tira do individuo uma oportunidade de se equilibra a suas necessidades e os seus objetivos de forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com