Os Métodos de observação
Por: lourena1994 • 16/11/2017 • Relatório de pesquisa • 705 Palavras (3 Páginas) • 500 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS NOVA IGUAÇU
CURSO DE PSICOLOGIA
Lourena Marques Moreira da Silva - 201301713368
MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Nova Iguaçu, 17 de novembro de 2017.
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial da AV2, da disciplina de Métodos de observação, lecionada pela Prof.ª Márcia Gil.
Nova Iguaçu, 17 de novembro de 2017.
INTRODUÇÃO
O presente relatório diz respeito á observação feita no LOB (laboratório de observação) Na Universidade Estácio de Sá no dia 22 de setembro de 2017 no campus Nova Iguaçu. Tendo como objetivo escolher um dos experimentos científicos e relatar sobre ele. Buscando assim termos uma maior compreensão sobre seus principais objetivos e informar com exatidão e clareza como foi realizado;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O experimento escolhido foi o do MARSHMALLOW, onde tínhamos 3 crianças, 2 meninas e 1 menino, na faixa etária de 04 anos. Para não revelar suas identidades, pusemos da seguinte forma para melhor entendimento: criança numero um ( menino), criança de número 2 ( menina de pele clara) e criança de número 3 (menina de pele escura).
As crianças trazidas tinham vínculos com os alunos e foram trazidas por espontaneidade, tivemos também o consentimento dos responsáveis com suas respectivas assinaturas. Minha participação no experimento foi de obersavadora não-participante, onde eu acompanhava seus atos pelo espelho pelo qual eles não podiam nos ver.
Sendo assim, uma das voluntárias do trabalho, colocou as 3 crianças sentadas em uma mesa no LOB pondo a frente de cada uma um brigadeiro e deixando as seguinte instruções:
"Eu vou deixar vocês aqui sozinhos com um brigadeiro e já volto, vocês podem come-lo agora, porém, se vocês esperarem e não comerem até eu voltar, ai vocês receberam mais um, de forma que vocês então fiquem com dois”.
Optamos por escolher o doce brigadeiro no lugar do MARSHMALLOW, pois é um doce brasileiro, da nossa cultura. Porém logo que voluntária pós os brigadeiro, a criança de número 01 logo disse que não gostava de brigadeiro, descartando então seu sacrifício de esperar.
Logo após a saída da voluntária as crianças comunicaram-se entre si, onde a criança numero 2 que era a mais agitada, incentivou as demais comerem, porém a criança numero 1 indagou dizendo novamente "Eu não gosto de brigadeiro" e a número 03 ficou mais retraída. Sendo assim, a única que comeu sem cogitar foi a número 02, e a de número 3 ficou apenas beliscando o granulado.
Após a volta da voluntária, ela disse a criança numero 02 que havia comido que não tinha problema, porém não iria ganhar novamente, e assim foi feito, as crianças de número 01, e 03 ganharam mais um brigadeiro, e assim a criança de número 03 que não havia comido na primeira vez, comeu logo os 02 brigadeiros de uma vez.
...