Os Processos Grupais
Por: Mário Cesar • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
1 – Grupo e agrupamento podem ser considerados sinônimos?
Não, o grupo é uma estrutura de vínculos e relações entre pessoas que canaliza em cada circunstância suas necessidades individuais e/ou interesses coletivos; já o agrupamento é um conjunto de pessoas que convivem partilhando de um mesmo espaço e guardam entre si uma certa valência de inter-relacionamento e uma potencialidade de virem a se constituir como grupo.
2 – Por que se usa a expressão “processos grupais” para se referir aos grupos?
Porque evoca um sentido mais dinâmico, constituído historicamente.
3 – Qual a importância dos grupos na formação do sujeito?
Desempenha um papel de mediação entre o todo social e a particularidade do indivíduo.
4 – De acordo com a classificação dos grupos estabelecidos por Ziemerman, quais são os tipos de grupos operativos?
Ensino-aprendizagem - Ideologia central desse grupo é de que o essencial é “aprender a aprender”. EX: Grupos de treinamento, grupos de formação.
Institucionais - Utilizado nas instituições em geral, buscando a obtenção de um clima de harmonia ou outra tarefa pertinente. EX: grupos realizados com funcionários de diferentes escalões de uma empresa visando aumento da produtividade.
Comunitários - Realizados em comunidades sociais. EX: Grupos realizados com moradores de uma determinada favela para discutir a habitabilidade.
Terapêuticos - Visam fundamentalmente uma melhoria de alguma situação patológica dos indivíduos, seja esta física ou mental. EX: Alcoólicos anônimo/ Narcóticos Anônimos.
5 – Qual a diferença entre grupo terapêutico operativo e grupo psicoterápico?
Embora os grupos operativos tenham uma ação terapêutica inegável, não tem a mesma função dos grupos psicoterápicos, que se destinam prioritariamente a trabalhar os aspectos psíquicos, inconscientes ou não, dos indivíduos e do grupo.
6 – Aponte como podem ser classificados os grupos;
De acordo com o número de pessoas:
Microgrupos - Todos os participantes estão em contato face a face uns com os outros, sem precisar de um intermediário. Neste caso têm a possibilidade direta de relacionamentos interpessoais. (Max. 25)
Macrogrupos - São grupos mais números, o que oferece maior obstáculo à formação de um canal de comunicação face a face. Assim, observa-se o surgimento de subgrupos.
De acordo com a característica de seus membros:
Homogêneos - Grupo de pessoas que possuem características comuns.
Heterogêneos - Refere-se a pessoas que tenham características diferentes entre si.
7 – O que é um grupo de trabalho para Wilfred Bion?
O grupo de trabalho é aquele que está voltado para os aspectos conscientes de uma determinada tarefa combinada por todos os membros do grupo.
8 – O que seriam os supostos básicos e quais são?
Seria o funcionamento contrário à cooperação, a serviço das resistências ao desenvolvimento da tarefa grupal.
Dependência - esse termo refere-se à condição de uma grande dependência do grupo em relação ao seu líder. O grupo se comporta como se o líder fosse se responsabilizar por todas iniciativas e tomar conta dos membros, como se fosse pai. Ex: grupos religiosos.
Luta e Fuga - o grupo age como se existisse um inimigo que se deveria enfrentar ou evitar. Atribuem todos os males a este, por isso, ficam unidos contra esse inimigo ‘comum’. Ex: grupos militares
Acasalamento ou Expectativa Messiânica - Crença de que os problemas e necessidade do grupo serão solucionados por alguém. As esperanças messiânicas do grupo podem estar depositadas em uma pessoa, uma ideia, um acontecimento, etc., que virá salvá-los e fazer desaparecer todas as dificuldades. EX: sociedade políticas
9 – Quais os motivos que contribuíram para o declínio no uso do grupo terapia de base analítica?
A pressões dos psicanalistas contra a psicoterapia coletiva sob alegação de que a psicanálise deveria trabalhar na perspectiva dual.
A proliferação dos regimes autoritários na América Latina, com as práticas grupais sendo vistas como subversivas.
10 – Descreva os tipos de liderança apontado por Lewin.
Liderança Autoritária - caracterizada pelo líder que toma de decisões e dirige sozinho todas as atividades do grupo. Costuma usar a crítica negativa, o elogio e não aceita a opinião dos outros membros do grupo. Possuem um alto nível de produtividade no trabalho do grupo, mais os membros não demonstram satisfação pessoal.
...