Processos grupais
Por: Ediana Carvalho • 29/10/2015 • Resenha • 610 Palavras (3 Páginas) • 544 Visualizações
Universidade potiguar
Laureate International Universsities
Escola da Saúde
Curso de Psicologia
Processos Grupais
Docente: Adriana
Ediana Kelly Carvalho Da Silva
Psi 5 ma
Natal/RN
2015
Abordagem Inatista-maturacionista
Na psicologia , alguns teoricos inatista-maturacionista supõe que do mesmo modo, que é com as herenças geneticas, o desenvolvimento do comportamento da criança, é desenvolvido por maturação biologoica, independente da apredizagem e da experiencia. Por isso surgi perguntas afim de desvendar o misterio, que é saber, por que alguns individuos são melhores em algumas coisas, e em outras não. A psicologia resolveu investigar a hereditariedade das apitidões e inteligência, procurando obter dados e paridade entre pelas, eles observaram que pessoas com habilidade especial, na maioria das vezes tinham familiares com o mesmo tipo de apitidão, indentificando também que irmãos gemeos adiquirem geralmente o mesmo talento, diferente de irmãos não gemões, homens e mulheres e pessoas de raças diferentas, Porém constatado que os fatores inatos, não são mais dominates do que os fatores, social e a educação. Segundo a pesquisa inatista, o papel social interfere no comportamentos inato e hereditarios.
Segundo GESELL, há existência de um padrão de desenvolvimento comum à maioria das crianças, é o processo de maturação biologica, inerente às trasformações por que transita o comportamento da criança, sendo assim a evolução psicologica da criança seria biologica. O ambiente social limita ou dificultar o processo de maturação, limitando o desenvolvimento da criança pela maturação, sabendo que o desenvolvimento psiquico do individuo é biologicamente determinado. BINET e GESELL, escreveram sobre o comportamento e limite de cada faixa etéria, o inatismo-maturacionismo marca o começo da relação da, psicologia cientica e a educação, e os fatores internos na determinação da inteligencia e do desenvolvimento, essa abordagem considera que, não a interferencia no desenvolvimento com que a criança aprende.
A abordagem comportamentalista
Ao contrario do inatismo-maturacionista, o comportamentalista destaca as influencias de fatores externos, do ambiente e da experiências sobre o comportamento da criança. O comportamentalismo surge do principíncio que suas ações e reações são determinados, através do meio em que se vivem, estudando tanto o comportamento humano como animal. Na pespectiva de WASTSON, o comportamento e sempre uma resposta, do estimulo precedente no ambiente, Wastson não desconsidera a existencia de processos internos no organismo. A psicologia segundo sua concepção, cabe o estudo das resposta do organismo, aos estimulos do meio, o estudo do comportamento deve permitir conhecer as relações extimulos-resposta, cabendo aos comportamentalista saber indentificar quais estimulos, liberam determinados comportamentos, essa postura ambientalista é contra o inatismo, sengundo WATSON, não existe quaisquer aptidões ou disposições intelectuais ou hereditarias, existindo uma certa propensão para responder aos estimulos.
...