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Os Resumos Vygotsky

Por:   •  7/11/2022  •  Resenha  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  126 Visualizações

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O método materialista histórico dialético, alguns apontamentos sobre a subjetividade: Materialismo é uma concepção filosófica que afirma que a matéria é uma substância primeira e última de qualquer ser coisa ou fenômeno do universo. em contrapartida ao idealismo,  cujo elemento primordial é ideia pensamento ou espírito. A concepção marxista do materialismo histórico tem como objeto as transformações econômicas e sociais determinadas pela evolução dos meios de produção. Karl Marx cria o materialismo dialético que é  dividido em quatro princípios fundamentais: 1) História da filosofia; 2) O ser é quem determina a consciência consciência; 3) Toda a matéria é dialética (matéria em movimento e com história) e o oposto é a metafísica (matéria estática e sem história); 4) Dialética o estudo da contradição na essência das coisas. Para Hegel, O Progresso das idéias se dá em três momentos: Tese, antítese e síntese. O materialismo dialético entende que não há de visão entre: Social e individual, objetividade e subjetividade, interno externo. As principais conotações sobre concepção materialista da história de Marx são: 1) Negação da autonomia autonomia; 2) Pesquisa historiográfica concreta; 3)  Comportamento humano; 4) O trabalho transforma o meio e a  sociedade; 5) O homem faz parte da natureza mas a domina; 6) O homem depende da natureza mas ela não depende dele. As duas teorias dominantes em Marx são: 1) Objetividade e realismo; 2) Conhecimento. Para Karl Marx, o homem não deve ser visto apenas pelo ponto de vista científico ou biológico mas também através da história.  Para Engels, a “Dialética da Natureza” tem leis: 1) Lei da transformação da quantidade em qualidade; 2) Lei das contradições; 3) Lei dos conflitos dos contrários. O pensamento determina a realidade e a realidade determina o pensamento.  A crise da sociedade tem a ver com a produção e a produção tem a ver com a luta de classes. Para Marx, Não existe mudança da sociedade sem transformação das relações sociais. As categorias à serem analisadas são: 1) Trabalho e relações humanas. O homem é aquilo que produz; 2) Trabalho como mercadoria e serviço; 3) O trabalho concreto e abstrato (físico e mental), é igual quando ambos tem utilidade; 4) Trabalho alienado é aquele feito sem tempo para reflexão sobre sua utilização, é forçado e sem satisfação em fazer, é mecânico , não pertence a si, e sim ao senhor do trabalho capitalista; 5) Práxis é a atividade criativa, livre, universal, em que o homem produz e transforma seu mundo e se mesmo, liga a produção e a sociedade; 6) Ideologia: Consciência de valores invertidos, onde o mundo de aparências é mais importante do que o mundo real; 7) A realidade é material, as teorias são importantes se forem concretas.      O materialismo histórico-dialético e a educação: Trata- se de descobrir as leis fundamentais que definem a organização da sociedade através da história, pelo movimento do pensamento, por sua reflexão. O diálogo se conduz através do conflito de idéias, discordâncias. Hegel preconiza o Princípio da contradição (uma coisa e e não é), totalidade e historicidade. O mundo é dialético, movimenta-se e é contraditório. Hegel, trata a Dialética pelas idéias e Marx, pela materialização. Passa do pensamento empírico (senso comum), vai ao abstrato (teórico) e chega ao concreto (consciência filosófica, compreensão da realidade).       Vygotski. Contexto, contribuições à Psicologia e conceito de zona de desenvolvimento proximal: Existem psicologias pela diversidade de orientações teórico metodológicas.  A partir de Descartes houve uma junção de todos os fenômenos em dois grupos: FENÔMENOS FÍSICOS (explicação causal) e FENÔMENOS PSIQUICOS (descrição subjetiva, razão ou intuição).  Com a valorização do homem nasce a ideia da busca por educação ou formação para que humano cuide melhor de si mesmo. A desigualdade social levou à emergência da ciência psicológica para a sua consolidação e reconhecimento.  A Psicologia se dividiu em dois grupos: 1) Psicologia Naturalista ou Fisiologista (esquemas reflexos, estímulo e resposta); 2) Psicologia Subjetiva (auto-observação). A filosofia do materialismo dialético busca explicar pela através da história o materialismo mecanicista mecanicista (atividade cerebral) e idealista (filosófica) de uma maneira unida.  O dualismo psicofísico era a separação entre cérebro e mente. Na perspectiva dialética para Bekhterev, O homem era um organismo que apenas reagir aos estímulos do meio,  encontra a posição existe a filosofia materialista dialética,  explicando o sujeito como modificador e modificado ao mesmo tempo pela história.    Segundo a Psicologia Marxista, A reação física e social deve ser uma unidade de método de investigação psicológica. Kornilov, reconhece o processo social no comportamento individual, ao entender que é um processo unitário de matéria, mente e vida biológica.  Os três aspectos fundamentais da atividade humana são: 1) Objetivo; 2) Mediação e reciprocidade nas relações; 3) Produzir cultura, de forma material ou simbológica (signo). Alguns exemplos de signos são: Idioma, números, obras de arte, mapas, desenhos, são sempre representações de algo. Sentido é a serventia, enquanto o significado é a compreensão objetiva.       A formatação social da mente:  1) Comportamento humano e animal; 2) Evento ambiental e mental; 3) Processo fisiológico e psicológico. Pensamento, linguagem e vontade. A Exploração da atividade humana,  a natureza serve aos propósitos do homem,  mudança individual, a mente e a história. A Relação entre ser humano e ambiente físico-social; Trabalho relacionando homem e natureza,  suas consequências psicológicas; Instrumento e desenvolvimento de linguagem. Nenhuma dessas questões foi tratada de forma adequada. Sobre o comportamento infantil: A fala da criança e ação funcionam juntas, de forma necessária.     Materialismo Histórico e Dialético, slide: O problema central em todas as ciências é a compreensão da relação sujeito e objeto,  como o ser humano se relaciona com coisas, natureza e vida. A Dialética nasce na Grécia antiga, significa arte do diálogo ou de conversar. O diálogo acontece sob um princípio de identidade entre iguais. HERÁCLITO (530 a 428 a.C.): A Conversa existe somente entre os diferentes; A diferença é constituidora da contrariedade e conflito; A Ideia de movimento do pensamento,  da contraditoriedade, da vida, da natureza, do mundo. “Todas as coisas fluem e se alteram sempre, mesmo na mais imóvel existe um invisível fluxo e movimento” – Durant. ARISTÓTELES (384 a 322 a.C.): O Princípio da identidade estabelecida, a fixação do ser: O que é, é e o que não é, não é. HEGEL (1770 a 1831): Elaboração da Dialética como método, Princípio da contraditoriedade (uma coisa é e não é ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto), A oposição radical ao dualismo dicotômico sujeito-objeto e ao princípio da identidade, Preconiza o princípio da contradição (identidade dos contrários), da totalidade e da historicidade. KARL MARX (1818 a 1883): Descobrir as leis dos fenômenos de cuja investigação se ocupa, captar detalhadamente, as articulações Dos problemas em estudo, analisar as evoluções, rastrear as conexões sobre os fenômenos que as envolvem, interpretação do pensamento dialético de Hegel (dialética idealista), Crítica a lógica formal,  atribuição ao caráter material e histórico ao método dialético,  o método MHD caracteriza-se Pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade,  trata se de descobrir,  pelo movimento do pensamento,  as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade. As Leis fundamentais do materialismo dialético, segundo Engels em "A Dialética da Natureza”: 1) Lei de transformação da quantidade em qualidade (segundo a qual as mudanças quantitativas dão origem a mudanças qualitativas revolucionárias); 2) Lei da unidade interpenetração dos contrários (sustenta que A unidade da realidade concreta é uma unidade dos contradições); 3) Lei da negação da negação (pretende no conflito dos contrários,  um contrário negando o outro,  negado por um nível superior de desenvolvimento histórico que QQpreserva alguma coisa de ambos os termos negados, tese antítese e síntese. Engels). Movimentar o pensamento: Refletir o empírico, a realidade dada,  o real aparente (aparência) e Abstrações (Elaborações do pensamento, reflexões, teoria), chegar ao concreto (compreensão Mais elaborada do que há de essencial no objeto (essência), Objeto síntese de múltiplas determinações,  concreto pensado. A lógica dialética não descarta a lógica formal, mas A toma como instrumento de construção e reflexão para a elaboração do pensamento pleno. Pensamento marxista marxista: O trabalho é a categoria central de análise da materialidade histórica humana,  existe como atividade essencial vital,  trazendo possibilidade de realizar plenamente o homem como humanização,  a exploração do trabalho na sociedade capitalista,  determina um processo inverso de alienação.                                                               A zona de desenvolvimento próximo na análise de Vigotski sobre aprendizagem e ensino: Objetivos do ensino e recursos disponíveis. A ZONA PROXIMAL DE DESENVOLVIMENTO focaliza a relação entre ensino e desenvolvimento, e sua relevância. Pressuposto da generalidade, todos os tipos de aprendizagem; Pressuposto da assistência, intervenção de alguém mais competente no ensino; Pressuposto do potencial, melhor e mais fácil aprendizagem. É qualquer aprendizagem que domine qualquer tipo de assunto. Para uma criança a Zona Proximal de desenvolvimento é quando uma leitura motive e não cause frustração. O papel do professor é identificar a Zona para cada tarefa; Saber o método; Acelerar a aprendizagem de forma prazerosa e suave. A tomada de consciência e voluntariedade é a manifestação infantil de pensamentos e conceitos. A zona subjetiva indica o desenvolvimento histórico e objetivo de uma pessoa singular, sua autenticidade. As principais características são: A criança; O psicológico; O desenvolvimento qualitativo; A percepção e interesse; A faixa etária; O objetivo é igual a qualquer criança e o subjetivo é único de cada uma. A imitação é limitada até o entendimento da criança. A colaboração só tem significado para a criança quando ela é capaz de entender o auxílio. Observações: Vigotski levantou novas questões literárias; Muitos autores utilizam a obra de Vigotski mas não se aprofundam; Muitas críticas à Vigotski não levam em conta a época em que viveu.                                 Lev Semionovich Vygotsky (1896-1934).

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