Os Transtornos de Ansiedade
Por: Yeimy Carolina Daniliszyn • 11/1/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 251 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Psicopatologia II – 20.11.2021
Transtornos de Ansiedade
Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e/ou ansiedade. O DSM entende que medo é a reação física e comportamental a ameaça real presente enquanto a ansiedade é a reação diante de uma ameaça antecipada; obviamente, os dois estados se sobrepõem, mas é possível notar certas diferenças – enquanto o medo carrega respostas autonômicas específicas que preparam o corpo para a resposta de luta/fuga, a ansiedade é mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância. Em ambos os casos, pode-se esperar comportamentos de fuga e esquiva – o que equivale a dizer que sempre observamos comportamentos de fuga/esquiva, é importante verificar qual é o objeto/situação fóbica.
É preciso discernir os transtornos de ansiedade do medo e ansiedade adaptativos, isto é: em determinadas situações, é legítimo e necessário sentir medo ou ansiedade, na medida em que tais respostas afetivas preparam a resposta do organismo a uma dada condição do ambiente.
Pode-se pensar a ansiedade dividida em níveis: em um determinado nível, ela leva o organismo a empreender atitudes de preparação para algo; mas há níveis em que ela se torna incapacitante e fonte de sofrimento agudo para o organismo.
Esta seção do DSM-V (Manual Diagnostico e Estatístico dos Transtornos Mentais – 5ª edição) também possui uma organização cronológica em termos de desenvolvimento humano, de modo que começa com transtornos associados à infância.
- Transtorno de ansiedade de separação
- Mutismo seletivo
- Fobia específica
- Transtorno de ansiedade social (fobia social)
- Transtorno de pânico
- Agorafobia
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
...