PECADO E SALVAÇÃO
Relatório de pesquisa: PECADO E SALVAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Victorhfontes57 • 18/2/2015 • Relatório de pesquisa • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 206 Visualizações
PECADO E SALVAÇÃO
O que é pecado? (315, 67)
O pecado consiste em desobedecer a lei de Deus. O pecado nos afasta de Deus, que é fonte de vida, quebra nossa aliança com ele, e por isso a consequência do pecado é a MORTE.
Como o pecado entrou no mundo?
O ser humano não confia em Deus. Seduzido pelas palavras da serpente, levanta suspeita de que Deus é um adversário que restringe a nossa liberdade, e que só seremos felizes quando deixarmos Deus de lado. Então a medida que o faz, confia na mentira e precipita sua vida no vazio, na morte.
O pecado entrou no mundo quando Eva, tentada pela serpente em ser como Deus, comeu o fruto da árvore que Deus havia proibido e depois ofereceu a Adão que também o comeu. Depois disso Deus expulsou os dois do paraíso.
Tipos de Pecado (316)
- Pecado Grave é um pecado que destrói, no coração de um pessoa, a força divina do amor sem a qual ele não pode ser feliz. Ele separa o ser humano de Deus, esta relacionado com um valor significativo por exemplo, contra a vida, contra o casamento ou qualquer um dos 10 mandamentos e é cometido com total conhecimento e consentimento.
10 mandamentos:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar seu santo nome em vão
3º Guardar os domingos e festas
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtar
8º Não Levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias
- Pecado Venial é um pecado cometido sem o total consentimento, estes pecados perturbam a relação com Deus, mas não a cortam.
7 pecados capitais
1º Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia.
2º Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.
3º Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.
4º Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança.
5º Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.
6º Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.
7º Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.
O que devemos fazer para que nossos pecados sejam perdoados? (151, 226)
O perdão dos pecados acontece fundamentalmente no SACRAMENTO DO BATISMO, que nos retira do poder do pecado e da morte, mas ele não nos liberta da fraqueza humana nem da inclinação para o pecado, então precisamos do SACRAMENTO DA CONFISSÃO para podermos nos reconciliar de novo com Deus. Porém, também a leitura da Sagrada Escritura, a oração, o jejum e a realização de boas obras têm o efeito de perdoar pecados leves.
Porque existe a confissão? (228)
Algumas pessoas dizem "entendo-me diretamente com Deus" mas ele sabe das nossas fraquezas e quer fazer isso de outra maneira. Quando tratamos de pecados, costumamos fazer trapaça, varrendo o assunto para debaixo do tapete, por isso Deus quer que expressemos os nossos pecados face a face e pra isso servem os sacerdotes.
"Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 23).
"Que se confessou abriu, no livro da sua vida, uma página nova, branca."
"O caminho, a Verdade e a Vida."
"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
O que é necessário para se confessar? (232)
1. exame de consciência;
2. ter arrependimento (atrição ou contrição);
3. propósito de não recair no pecado e de evitar as circunstâncias que o favoreçam;
4. confessar-se sem omitir nada;
5. cumprir a penitência estabelecida pelo confessor.
Perguntas e Respostas sobre Confissão
O que é o sacramento da Penitência?
O sacramento da Penitência, ou Reconciliação, ou Confissão, é o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para apagar os pecados cometidos depois do Batismo. É, por conseguinte, o sacramento de nossa cura espiritual, chamado também sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente nosso retorno aos braços do pai depois de que nos afastamos com o pecado.
2. É possível obter o perdão dos pecados mortais sem a confissão?
Depois do Batismo não é possível obter o perdão dos pecados mortais sem a Confissão, embora seja possível antecipar o perdão com a contrição perfeita acompanhada do propósito de confessar-se.
3. E se depois de feita a constrição a pessoa não se confessa?
Quem se comporta desta maneira comete uma falta grave. Pois todos os pecados mortais cometidos depois do batismo devem ser acusados na Confissão.
4. O que se requer para fazer uma boa confissão?
Para fazer uma boa confissão é necessário: fazer um cuidadoso exame de consciência, arrepender-se dos pecados cometidos e o firme propósito de não cometê-los mais (contrição), dizer os outros pecados ao sacerdote (confissão), e cumprir a penitência (satisfação).
5. O que é o exame de consciência?
...