Ensino De Jesus Sobre O Pecado
Artigos Científicos: Ensino De Jesus Sobre O Pecado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: udo.campos • 24/10/2013 • 801 Palavras (4 Páginas) • 699 Visualizações
DEBQ – 4ª IEQ CHARQUEADAS
O ENSINO DE JESUS SOBRE O PECADO
O homem desviado do caminho idealizado por Deus
Jo 8:34 – “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”.
1 Jo 3:8 – “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”.
Lc 19:10 – “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.
O pecado é um mal terrível, torna o homem infeliz, corrompido, orgulhoso, depravado, violento, cruel, degenerado, doente e morto.
Jo 1:29 – “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”!
Concepção errônea do pecado
• Teólogos liberais afirmam que o pecado não é uma transgressão deliberada e voluntária, mas antes fraqueza e erro.
• Veem o homem como mero resultado do meio em que vive.
• Um messias político-econômico, um revolucionário que salve a sociedade e promova paz e prosperidade, sem injustiça e pobreza é pura ilusão.
Exemplo
A Suécia alcançou índice zero de analfabetismo, bens e serviços são socializados, todos têm de tudo e mesmo assim apresentam o mais alto índice de suicídios do mundo.
O pecado não pode ser eliminado por conquistas sociais, melhores condições econômicas não nos trazem felicidade e segurança. O problema está na natureza do homem, pois nasce com esta característica.
Consequências
A igreja deixa de lado seu objetivo principal e passa a ser uma organização social, pensando que assim poderão fazer acontecer as mudanças necessárias para o homem.
A participação do cristão nos movimentos políticos e sociais é muito importante, porem não podemos esquecer que o ensino verdadeiro aponta para uma solução celestial, João 20:21 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.
Jesus ensinou que o pecado é um estado da alma humana, semelhante a doença do corpo.
Mc 2:17 “Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores”.
Jesus ensina que o indivíduo somente vence o pecado quando declara sua falência espiritual renunciando a si mesmo e rendendo-se a Cristo.
A má intenção já é pecado, ou seja, o pecado está interiorizado, faz parte da natureza humana.
O coração é a fonte do pecado
Mt 12:33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Lc 19:1-10, Rm 7:24-34
Jesus ensina que o pecado é gradativo:
• Pecado por queda: quando não há um planejamento inicial. Ex. Pedro nega três vezes a Jesus.
• Pecado deliberado: através de planejamento antecipado e seguido de voluntariedade procura a sua consecução.
...