POLÍTICAS DE SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL
Por: anivivan • 19/11/2016 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Resenha
Políticas de saúde no sistema prisional
O texto “Políticas de saúde no sistema prisional”, escrito por Ivarlete Guimarães de França, parte do pressuposto de que o grande desafio a ser superado quando se pensa em promoção de melhor qualidade de vida no sistema prisional, reside na necessidade de investir na saúde, de modo a abordá-la a luz da integridade.
Vê-se que a saúde prisional deve potencializar ações que vão além dos profissionais que trabalham nos diferentes setores e estender aos prisioneiros que fazem parte do contexto. Trabalhar o indivíduo que esta precavido da liberdade ou com seus direitos restritos, não possuindo acesso a estes recursos extramuros traz a necessidade de politicas publicas, as quais, necessitam de reflexões criticas em relação as questões éticas e técnicas de todo sistema prisional.
Medidas socioeducativas também devem estender-se aos familiares destes detentos que estão à mercê da sociedade. Isto contribuiria para a superação de uma sociedade menos massificada pela criminalidade.
Esta reflexão faz com que repensemos a lei da execução penal que condiz com a saúde mental quebrando os antigos paradigmas. Vários questionamentos nos faz acreditar que há obstáculos a serem enfrentados desde as verbas públicas para este fim e também a sociedade excludente.
Tudo nos mostra que o sistema existente para penalizar os indivíduos sem trata-los colabora comcontinuidade do ciclo vicioso da criminalidade e da entrada e saída no sistema prisional.
...