PROJETO DE INTERVENÇÃO TRABALHO E SUBJETIVIDADE
Por: biaffd • 29/5/2018 • Seminário • 1.335 Palavras (6 Páginas) • 260 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR
PROJETO DE INTERVENÇÃO TRABALHO E SUBJETIVIDADE
Mossoró/RN
2018
Beatriz de Farias Freitas Dantas
Iara de Sena Oliveira Marcedo
Leticia de Farias Freitas
Nadja Tatiane Fernandes Bezerra
PROJETO DE INTERVENÇÃO TRABALHO E SUBJETIVIDADE
Trabalho de obtenção para nota da segunda unidade; e apresentado ao Curso de Psicologia do 3° período da Universidade Potiguar (UNP), em cumprimento às exigências legais como requisito para à nota na disciplina de Trabalho e Subjetividade.
Orientador: Prof. Pádua de Freire
Mossoró/RN
2018
RESUMO
Durante muito tempo o homem foi tratando como uma máquina de produção, as teorias adotada pelas empresas impulsionava os funcionários a trabalhar para receber retorno financeiro, mas não oferecia qualidade de vida para esses colaboradores, com o passar do tempo surgiu a necessidade de mudanças por parte das empresas, tendo em vista que o retorno que elas esperavam não estavam sendo alcançados; pois os modos de subjetividade dos trabalhadores era atingido, provocando assim desmotivação para executarem suas tarefas, gerando consequência como discordância com os jogos da verdade da empresa, esse avanço foi necessário para que as empresas se manteassem em pé e com êxodo no seu objetivo que é a lucratividade. Tendo em vista os avanços alcançados na atualidade, o presente trabalho busca analisar as(a) teoria, bem como os modos de subjetividade dos colaboradores e a relação deles com os jogos de verdade da empresa Judson Celular. Com enfoca nas articulações entre reestruturação produtiva e reestruturação subjetiva, apontando para importantes mudanças nos sujeitos-trabalhadores, no processo produtivo e na gestão dos mesmos.
Palavras-Chaves: Trabalho e Subjetividade. Teorias. Modos de Subjetividade
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..........................................................................................9
- Nome da Organização...........................................................................10
- Eixo Organizacional................................................................................10
- Método Utilizado....................................................................................12
- RESULTADO DA OBSERVAÇÃO.........................................................14
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................23
REFERENCIAS...................................................................................................24
- INTRODUÇÃO
Dentro do vasto campo de atuação do psicólogo, uma das áreas que mais cresce é a da psicologia organizacional, onde se leva sempre em consideração a subjetividade do sujeito, sem afetar as regras da instituição, analisando e avaliando o indivíduo e seu trabalho em equipe, sempre visando buscar soluções e prevenções para possíveis problemas que possam surgir dentro do cenário organizacional.
Comumente a isso, realizamos uma breve observação dentro de uma empresa, com o objetivo de identificar a forma de trabalho que ali era realizado, colocando em pratica o conhecimento que adquirimos durante o período e assim realizarmos a construção de um projeto de intervenção para atuar nos possíveis problemas encontrados.
- Nome da Organização
A empresa escolhida pela equipe para a realização do trabalho de intervenção tem por nome jurídico Judson Alves da Silva Variedade e o fictício JUDSON CELULAR.
- Eixo Organizacional
A empresa Judson Celular trabalha no ramo de tecnologia bem como de variedade, a loja é dividida por dois setores, um lado fica as mercadorias tecnológicas, do outro os utensílios domésticos. Ela conta com 8 funcionários sendo 4 vendedores, 2 técnicos, 2 caixas e o dono que também estar de ativa na loja para realizar a ação que for necessária.
- Método Utilizado
A técnica empregada para detecção dos resultado encontrado foi a observação, atreves dela chegamos à conclusão que a empresa trabalha com a teoria das relações humana sendo ela o conjunto de teorias administrativas ganha força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. Essa teoria traz uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Buscando assim conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.
Essa teoria tem três principais características: 1° O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. 2° O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. 3° Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autor realização.
A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.
...