PROMOVER FORTALECIMENTO DO VINCULOS DOS BENEFICIARIOS DA INSTITUIÇÃO COM SEUS VOLUNTÁRIOS
Por: contacerta2 • 5/3/2019 • Trabalho acadêmico • 3.262 Palavras (14 Páginas) • 173 Visualizações
PROMOVER FORTALECIMENTO DO VINCULOS DOS BENEFICIARIOS DA INSTITUIÇÃO COM SEUS VOLUNTÁRIOS.
1. INTRODUÇÃO 3
2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 4
2.1 Alunos: 4
2.2 Professor supervisor: 4
2.3 Identificações da instituição: 4
2.4 Identificações do representante na instituição: 4
2.5 Apresentação da instituição: 4
2.6 Missão 6
2.7 Visão 6
2.8 Valores 6
3. CONTEXTUALIZAÇÃO DO MAPEAMENTO REALIZADO: 7
4. PROBLEMATIZAÇÃO 9
5. PUBLICO ALVO 9
6. OBJETIVO GERAL 9
7.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS: 10
8. IMPLANTAÇÃO DA INTERNEÇÃO: 10
9. METODOLOGIA: 10
10. CRONOGRAMA 11
11. AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO 11
12. FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA: 11
12.1 Trabalho voluntário 11
12.2 Institucionalização 11
13. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 12
[pic 1]
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta proposta de intervenção visando o fortalecimento do vinculo dos beneficiários com os atendentes voluntários e a instituição AVOPÊ – Associação de Voluntário do IPÊ. O projeto se caracteriza por um conjunto de atividades, as quais terão a finalidade de empoderamento e conscientizar estas crianças, valorizando a importância da instituição no contexto social e comunitário.
O estudo institucional foi importante para a identificação e contextualização do problema. Entretanto destaca-se a relevância da intervenção da psicologia para dar significado à convivência e o fortalecimento de vínculos para estas crianças, bem como sua importância em proporcionar espaços de sociabilidade, resgate da autoestima e construção de novas identidades. Sendo também responsável por despertar novos laços afetivos, e consequentemente, produzir reflexos no fortalecimento dos vínculos.
Após, pretende-se suscitar algumas reflexões acerca dos fatores que envolvem crianças em situação de vulnerabilidade e risco social e de que forma a psicoeducação pode contribuir de forma positiva na minimização destes riscos. Cabe ressaltar que o viés teórico que guiará a intervenção será o de reconhecer a criança enquanto sujeitos socioculturais, com suas histórias e projetos, a partir de uma reflexão sobre o seu cotidiano dentro da instituição.
Busca-se promover valores que reflitam na capacidade integral da criança, desenvolvendo suas habilidades gerais. Por fim, serão respeitadas as delimitações metodológicas, apresentado os resultados da intervenção e as considerações finais.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
2.1 Alunos:[pic 2]
Nome:
2.2 Professor supervisor:
Nome:
2.3 Identificações da instituição:
Nome da instituição: Associação de Voluntário do IPÊ – AVOPE.
Endereço: Rua 3,
CEP: 92500-000
Telefone: (51).
2.4 Identificações do representante na instituição:
Nome:
Cargo: coordenadora.
2.5 Apresentação da instituição:
A Avope uma associação privada, sem fins lucrativos, e tem como finalidade prestar assistência a crianças de 6 a 12 anos em horário inverso ao escolar, proporcionando diversas atividades, objetivando o desenvolvimento de suas potencialidades e integração social.
Fundada no dia 01 de Novembro de 2012 por voluntários, tendo como presidente o Sr. Alfredo Malta Pereira, a instituição iniciou suas atividades com a direção de Sra. Edite Braga.
É mantida, principalmente, pelo Rotary Guaíba Farrapos, mas conta com diversos parceiros, como a Liga Feminina de Guaíba, a Casa da Amizade, o Banco de Alimentos da FIERGS, o Projeto RITA, entre outros e está sempre em busca de novas parcerias para dar amparo a suas causas sociais.
No início das atividades, pretendia-se capacitar adultos para o mercado de trabalho, com cursos de informática e artesanato. Aos poucos, foi-se incluindo a capoeira e outras atividades recreativas e de lazer.
Em 2013, em função de uma grave enchente que atingiu o Bairro Ipê, entra em cena Sra. Maura, que, em parceria com Sra. Edite, presta assistência aos desabrigados, na sede da Instituição, servindo alimentação diária e fornecendo agasalhos aos necessitados.
A partir daí, tendo como motivação sérios problemas de saúde que foram superados, e uma antiga promessa à filha, Sra. Maura segue à frente da direção, trocando o foco de atuação; a partir de então, o público-alvo passou a ser as crianças entre 6 e 12 anos, que seriam atendidas em turno inverso ao escolar.
...