PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Trabalho Escolar: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victoriacabral • 8/3/2014 • 780 Palavras (4 Páginas) • 1.013 Visualizações
CAMPOS, Dinah M. Sousa. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.
I. Importância da Aprendizagem na Vida Humana
“Importância da aprendizagem na vida do individuo varia, enormemente de uma espécie para outra. Entre os animais inferiores as atividades aprendidas constituem, apenas, uma proporção relativamente pequena [...] A aprendizagem é lenta, de pequena extensão e sem grande importância na vida animal” (p. 13).
“[...] De todos os animais, o homem possui o menor numero de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveito da experiência” (p. 13).
“Na vida humana a aprendizagem se inicia com o nascimento, ou até antes e se prolonga até a morte” (p. 13).
“Quando se considera todas as habilidades, [...] os conhecimentos e as informações adquiridas, dentro e fora da escola, e suas relações com a conduta, a personalidade e a maneira de viver, pode-se concluir que a aprendizagem acompanha toda a vida de cada um” (p. 14).
“[...] Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver” (p. 14-15).
“Através dos séculos, por meio d aprendizagem, cada geração foi capaz de aproveitar-se das descobertas das gerações anteriores” (p. 15).
“A aprendizagem é um processo tão importante paro o sucesso da sobrevivência do homem que foram organizados meios educacionais e escolas para tornarem a aprendizagem mais eficiente” (p. 15).
“[...] Explicar o mecanismo da aprendizagem é esclarecer a maneira pela qual o ser humano se desenvolve, toma conhecimento do mundo em que vive, organiza sua conduta e se ajusta ao meio físico e social” (p.16).
II. Notícia Histórica da Psicologia da Aprendizagem.
“Desde a antiguidade, filósofos e pensadores preocuparam-se com os fatos da aprendizagem do tipo verbal ou ideativo” (p.16).
A. Concepções sobre a aprendizagem, na antiguidade:
“O conhecimento preexiste no espirito do homem e a aprendizagem consiste no despertar esses conhecimentos inatos e adormecidos” (p. 16).
B. Contribuições modernas para a conceituação de aprendizagem.
“Bacon, Descartes e Locke propagaram uma nova fé no conhecimento, baseado no senso-percepção e no raciocínio lógico” (p. 18).
“Suas ideias tiveram enorme influência direta e indireta sobre a compreensão psicológica da educação, na Inglaterra, na Alemanha e nos Estados Unidos da América do Norte” (p.18).
C. No Brasil: Rui Barbosa
“O movimento do “método intuitivo” refletiu-se com a tradução do livro de Calkins, ‘lições de coisas’, feitas por Rui Barbosa [...]” (p.19).
A APRENDIZAGEM: CONCEITOS E ECARACTERISTICAS
Conceito de Aprendizagem
“É evidente que o estudo da psicologia da Aprendizagem precisa ser iniciado pela compreensão do fenômeno da aprendizagem [...] Serão referidas algumas das formas pelas quais diversos psicólogos abordam o fenômeno da aprendizagem [...]” (p. 28).
“Um processo de associação entre uma situação estimuladora [...] O ajustamento ou adaptação do individuo ao ambiente, conforme a teoria funcionalista” (p. 28).
“Dá análise, porém, dos estudos realizados pelos
...