PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Artigo: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiboller • 28/3/2014 • Artigo • 425 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O comportamento humano é movido conforme sua motivação e objetivos pessoais. Podemos dizer então, que todo desenvolvimento organizacional de uma empresa, deveria estar diretamente ligado as expectativas e satisfação do individuo que nela trabalha. Desta forma uma empresa focada nas necessidades de seus funcionários gera um clima agradável e de satisfação, consegue comprometimento, desempenho e eficácia no trabalho esperado.
Observam-se alguns fatores que motivam o indivíduo em seu ambiente de trabalho. Podemos citar o salário como primeiro fator, pois através deste o trabalhador tira sua subsistência, os benefícios também contam com grande importância na visão do trabalhador, as condições de trabalho, boa relação com o superior e a realização profissional estão diretamente ligadas a satisfação do individuo. Como estes fatores se complementam, o indivíduo sente-se mais seguro e estimulado, tornando agradável e produtiva suas tarefas, alcançando com mais objetividade suas metas.
A liderança pode ser vista através do modo que o líder se comporta com seus subordinados. A liderança autocrática baseia-se nas diretrizes fixadas pelo líder, não permitindo que os seus subordinados emitam qualquer opinião sobre as metas a serem cumpridas, e de que forma serão feitas as tarefas, cabendo tão somente a eles a execução das ordens que lhes foram dadas. Muitas das vezes essas tarefas só são feitas com a presença física do líder, gerando assim, uma dependência do mesmo, e quase sempre um clima de discórdia entre os funcionários, e atraso na execução dos trabalhos. Na liderança liberal, notamos que há uma modificação de estilo, pois o líder não determina o cumprimento das metas e a forma como serão feitas as tarefas, cabendo a cada funcionário determinar sua forma de executá-las. Sendo assim, muitos funcionários perdem muito tempo no convívio com seus colegas, acarretando prejuízo na execução de seus trabalhos, uma vez que não se sentem cobrados para que isso aconteça. Já a liderança democrática parece ser a melhor forma de liderar, já que o líder conta com a participação dos seus subordinados para o cumprimento das metas e da forma como serão feitas as tarefas, através de debates e opiniões, dividindo com todos à responsabilidade no cumprimento dos trabalhos e promovendo uma interação entre funcionários, tornando assim, o clima no ambiente de trabalho cordial e salutar para todos.
Sabendo-se que liderança é o poder de influenciar as pessoas a fazerem o que devem fazer, dizemos que, quando o fracasso desde objetivo é evidenciado , não atingimos os resultados esperados, mostrando fraca a liderança atuante. Prejuízo são observados e metas não são atingidas, mostrando a ineficiência da liderança.
...