PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Trabalho Universitário: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: svieira • 27/8/2013 • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 755 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
SIMONE APARECIDA FRANÇA VIEIRA
A GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2012
SIMONE APARECIDA FRANÇA VIEIRA
A GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requesito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Teoria da Administração, Orientador: Prof. Ulysses Januzzi, Análise Econômica Social, Orientadora: Profª Joenice Leandro Diniz, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Orientador: Prof. Henry Nonaka, Relações Interpessoais, Orientador: Profª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................
1
2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ...............................................................
2
3 RELAÇÕES INTERPESSOAIS ..................................................................
4
4 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO ...................................
5
5 ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL ...........................................................
6
6 CONCLUSÃO ...........................................................................................
8
7 REFERÊNCIAS .........................................................................................
9
1 INTRODUÇÃO
Percebendo a precariedade na administração da empresa alguns autores fizeram importantes contribuições. Essas que resultam hoje no sucesso de grandes empresas.
Em uma empresa é preciso uma caminhada conjunta, onde sejam delegadas as funções. A empresa deve ser bem estruturada e preparada para as inovações tecnológicas, deve ter estratégias de mercado e um bom funcionamento interno com os funcionários, utilizando meios para que o trabalho seja desenvolvido como se deve.
Em que circunstâncias se encontram, a economia e a inflação no país, e a preparação dos alunos para preencher as vagas que exigem o mercado de trabalho, sendo o Brasil um país que menos investe na qualificação do educando.
2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As teorias oferecem uma visão ampla das organizações, mostrando um conjunto de fundamentos, regras e papéis, tendo por finalidade ordenar a estrutura e andamento de uma empresa ou organização.
A administração faz parte do dia a dia, sem que percebamos, desenvolvemos essa teoria continuamente. Seja no fim do mês com contas pra pagar ou no trabalho administrativo na empresa.
Percebemos a importância dessas teorias, quando nos deparamos com situações em que precisamos ser ágeis e práticos, permitindo fazer previsões sob certas situações.
Alguns autores fizeram grandes contribuições com suas teorias sobre administração.
Henry Ford (1863-1947), em sua teoria da administração científica, acreditava que as pessoas precisam de um incentivo para trabalhar e render a produção na linha de montagem, os administradores deveriam determinar cientificamente um melhor método de trabalho, para realizar as tarefas do dia a dia. Ford, engenheiro criador da Ford Motor Co, não se importava com gastos na linha de montagem, pois buscava aquisições e grandes instalações.
Uma das principais características do fordismo é o aprimoramento na linha de montagem, onde os carros ficavam em cima de uma esteira, e os trabalhadores movimentavam-se o menos possível. Com suas estratégias, ele revolucionou a tática comercial na sua época.
Ford demonstrou em sua teoria a preocupação com os funcionários, sabendo que a empresa tem melhor rendimento na produção, quando o funcionário trabalha através de um incentivo produzindo mais e tendo menos esforço físico.
Henry Fayol desenvolveu a teoria clássica da administração, sendo que a administração da empresa é uma função distinta das outras. Fayol elaborou quatorze itens para um bom funcionamento na empresa, sendo eles; divisão de tarefas (destinar tarefas a cada individuo), autoridade e responsabilidade (sendo o poder de dar ordens e fazer com que as mesmas sejam obedecidas), disciplina (punir quando necessário e deixar as regras claras), unidade de comando (ter apenas um chefe), unidade de direção (os esforços dos funcionários deve atingir aos objetivos da organização), subordinação (valer-se dos interesses organizacionais), remuneração do pessoal (ser justo e não explorar nenhum trabalhador), centralização (um único núcleo de direção), hierarquia, ordem (ordenar tarefas e materiais) equidade (a junção da disciplina e ordem para melhorar o comportamento dos empregados), estabilidade do pessoal (promover a lealdade dos funcionários, treinamentos e adaptações), iniciativa (o chefe deve saber dar ordens quando preciso) e espírito de equipe (cultivar a harmonia em equipe).
É um modo de fazer com que a empresa
...